metropoles.com

António Guterres na COP26: “Humanidade está cavando a própria cova”

Secretário-geral da ONU afirmou que os últimos seis anos foram os mais quentes já registrados e cobrou comprometimento de líderes mundiais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida antonio gueterres falando - metropoles
1 de 1 imagem colorida antonio gueterres falando - metropoles - Foto: Divulgação

Durante a 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26), o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que a humanidade está “cavando a sua própria cova”.

Nesta segunda-feira (1º/11), o chefe da ONU cobrou comprometimento de  líderes mundiais para a redução de gases do efeito estufa.

Segundo Guterres, os últimos seis anos foram os mais quentes já registrados e o “vício por combustíveis fósseis” está empurrando a humanidade para a beira do abismo. “Estamos no caminho para um desastre climático”, frisou.

“Chega de tratar a natureza como toalete, chega de nos matar com carbono”, afirmou o chefe das Nações Unidas em Glasgow.

Ele lembrou que o aumento do nível do mar já dobrou nos últimos 30 anos, que os oceanos estão mais quentes do que nunca e que áreas da Floresta Amazônica já emitem mais carbono do que absorvem.

Guterres destacou que o último levantamento sobre as Contribuições Nacionalmente Determinadas mostra que as propostas dos governos poderão levar o mundo a um aumento “calamitoso” da temperatura para 2,7 °C.

Durante o discurso na cúpula climática em Glasgow, o chefe da ONU lembrou que os líderes mundiais sabem o que fazer e que a principal meta deve ser manter o aquecimento global a 1,5° Celsius acima dos níveis da era pré-industrial.

O secretário-geral das Nações Unidas terminou seu discurso de abertura na COP26 afirmando que as “sirenes estão tocando, o planeta está nos dizendo algo, as pessoas também”.

Segundo António Guterres, a “ação climática está no topo da lista de preocupações” da população no geral e por isso, ele fez um apelo aos líderes mundiais para que escolham “ambição, solidariedade e escolham proteger nosso futuro e salvar a humanidade.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?