Antes da posse de Milei, Mauro Vieira encontra chanceler Diana Mondino
O ministro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, está em Buenos Aires para a posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, já está em Buenos Aires para representar o governo brasileiro na posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, no domingo (10/12). Ele se encontrou com a chanceler escolhida pelo presidente eleito Javier Milei, Diana Mondino, neste sábado (9/12). A informação foi confirmada pelo Itamaraty.
No encontro entre os chanceleres, discutiu-se a relação bilateral entre Brasil e Argentina, bem como os recentes eventos e decisões acerca do Mercosul.
Um dos possíveis assuntos é a negociação de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE). O Brasil atualmente preside o Mercosul (cuja liderança se alterna a cada seis meses entre os países-membro), e tem reunido esforços para a conclusão positiva do acordo.
No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia anunciado que, se o acordo não se concluir, “não foi por falta de vontade do Brasil“. O que se mostrou uma realidade, já que o acordo não foi fechado até a última sexta-feira (7/12), data em que o Brasil deixa a liderança do bloco.
O ministro também encontrou o ministro de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e o novo chanceler do Peru, Javier González-Olaechea. Em ambos encontros, tratou das relações bilaterais, mas a reunião com Cohen incluiu também conversas sobre o conflito no Oriente Médio e a 2ª lista de brasileiros e familiares palestinos autorizados a deixar a Faixa de Gaza.
Comparecem à posse de Milei na Argentina, ainda, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Jorginho Mello (PL-SC).