metropoles.com

Antena clandestina da Starlink é descoberta em navio de guerra dos EUA

Marinha dos EUA não permite acesso à internet, função da antena da Starlink, por questões de segurança, temendo ataques cibernéticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marinha dos EUA
Imagem colorida de návio de guerra onde antena da Starlink foi encontrada - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de návio de guerra onde antena da Starlink foi encontrada - Metrópoles - Foto: Marinha dos EUA

A Marinha dos Estados Unidos descobriu que integrantes da tripulação do navio de guerra USS Manchester usavam, secretamente, a internet via satélite da Starlink. A empresa pertence ao bilionário Elon Musk.

Segundo informações do portal Navy Times, o esquema foi montado para permitir o acesso a entretenimento, placares esportivos e contato com familiares, contrariando normas de segurança. O caso ocorreu em abril de 2023, mas só veio à tona este ano.

A rede clandestina, apelidada de “Stinky”, era de uso restrito a cerca de 15 oficiais de alta patente, excluindo militares em postos inferiores.

Apontada como líder do esquema, a comandante Grisel Marrero afirmou que o sistema funcionava apenas quando o navio estava atracado.

Marinha proíbe acesso a antena de internet por segurança

A Marinha proíbe o uso de redes externas a bordo por questões de segurança, temendo que possam comprometer sistemas críticos e expor informações sensíveis a ciberataques.

Diante da gravidade do caso, um inquérito foi instaurado para apurar a extensão dos danos e avaliar a veracidade das declarações da comandante Marrero.

“O perigo que esses sistemas representam para a tripulação, o navio e a Marinha não pode ser minimizado”, diz o relatório da investigação, que também chama o esquema de “conspiração criminosa”.

Em novembro de 2023, os investigadores concluíram que Griesel Marrero mentiu sobre o funcionamento da antena. Como punição, ela foi rebaixada a uma patente inferior em agosto deste ano.

O que é a Starlink

A Starlink é um serviço de internet banda larga de alta potência. Ao fundar a empresa, Elon Musk afirmou que seu objetivo era lançar cerca de 42 mil satélites no espaço para isso.

O fundador da SpaceX e dono do X aposta no uso da tecnologia para reduzir custo e chegar a todos os lugares do planeta. Cada satélite tem múltiplas antenas de alto desempenho.

Isso faz com que os sinais sejam transmitidos com maior rapidez e de forma mais barata, por se combinar com a retransmissão de antenas pela Terra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?