Aniversário de atentado aumenta rumor de ataque de Israel contra o Irã
Nesta segunda-feira (7/10), completa um ano que israelenses foram sequestrados pelo Hamas. Ato levou Israel a começar operação em Gaza
atualizado
Compartilhar notícia
A ação terrorista na qual o Hamas sequestrou 251 cidadãos israelenses e matou 1.200 completa um ano na segunda-feira (7/10). Com o aniversário do atentado, aumentam as especulações sobre uma ofensiva de Israel contra o Irã. A relação entre o ataque do Hamas e a possível ofensiva contra o Irã deve-se ao fato do país persa apoiar o grupo palestino.
Outro fato que sustenta a hipótese de que um ataque contra o Irã esteja próximo é que o país comandado pelo aiatolá Ali Khamenei fez restrições no próprio espaço aéreo no domingo (6/10). Por causa disto, voos tiveram de ser cancelados, reportou a imprensa internacional.
Israel já anunciou que prepara um ataque contra o Irã. Inclusive, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou a informação durante uma entrevista coletiva na última semana.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel tem o “dever e direito de se defender“. Netanyahu refere-se ao lançamento de mísseis contra Israel por parte do Irã ocorrido na última semana.
Apoio dos Estados Unidos
O ministro de defesa de Israel, Yoav Gallant, disse no domingo que o ataque contra o Irã será coordenado com os Estados Unidos, mas que a decisão caberá a Tel Aviv.
O ministro afirmou também que todas as possibilidades estão em análise. “Nós vamos responder ao ataque iraniano apropriadamente.” Os Estados Unidos têm aconselhado Israel a não atacar recursos nucleares e campos de petróleo dos iranianos.
Líbano
No domingo (6/10), Israel voltou a atacar subúrbios de Beirute, capital do Líbano. O país tem sido bombardeado pelo país judaico há quatro dias consecutivos. O argumento de Israel para os bombardeios é que os ataques têm como objetivo a morte de líderes do Hezbollah.
Também no domingo, Israel foi atingido por mísseis lançados pelo Hezbollah. Os novos ataques feriram cinco pessoas em território israelense.