Americanas e dois cães são resgatados após cinco meses à deriva
O motor e o mastro do barco quebraram durante duas tempestades. As mulheres planejavam ir do Havaí ao Taiti em um mês
atualizado
Compartilhar notícia
A ideia de férias perfeitas para as americanas Jennifer Appel e Tasha Fuiaba era passar um mês dentro de um veleiro, com seus dois cachorros, Zeus e Valentine. Para fazer a viagem de Honolulu, no Havaí (onde moram), até o Taiti, um caminho de 3.200km, planejaram cada detalhe durante dois anos e meio e esperavam completar a jornada em um mês.
Mas tudo deu errado. As duas foram pegas de surpresa por uma tempestade que estragou o motor da embarcação. Jennifer e Tasha apostaram, então, na vela, mas outro temporal acabou quebrando o mastro. O veleiro ficou à deriva e, para piorar a situação, o telefone celular da dupla caiu no mar por acidente.
O resgate aconteceu depois de cinco meses à deriva, quando um barco de pesca de Taiwan encontrou o veleiro a 1.448 quilômetros do Japão e informou à Guarda Costeira americana em Guam. “Salvaram nossas vidas. O orgulho e o sorriso que mostramos quando vimos no horizonte (a embarcação da Marinha dos EUA) foram de alívio total”, afirmou Jennifer.
Prevenção e boa companhia
As mulheres afirmaram só sobreviveram porque seguiram à risca as orientações que receberam antes da partida. Levaram purificadores de água e alimento suficiente para um ano. A presença de Zeus e Valentine também foi fundamental para manter a esperança durante os cinco meses à deriva.
Depois do resgate, as duas receberam auxílio médico, comida e descanso.
USS Ashland Command Master Chief Gary Wise welcomes aboard Jennifer Appel. Pics attached pic.twitter.com/mgEstP0HSu
— post card57 (@postcard57) 28 de outubro de 2017