metropoles.com

Alemanha receberá 50 dos 450 imigrantes resgatados no mar pela Itália

Primeiro-ministro italiano comemorou ajuda alemã. Para ele, essa é a atitude esperada dos outros europeus no auxílio à questão migratória

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WINKLER/BUNDESWEHR
Seenotrettung im Mittelmeer
1 de 1 Seenotrettung im Mittelmeer - Foto: WINKLER/BUNDESWEHR
A Alemanha se comprometeu neste domingo a receber 50 dos 450 imigrantes resgatados pela Itália de um barco pesqueiro no Mar Mediterrâneo que foi parar no centro de um imbróglio entre a Itália e Malta. A informação foi divulgada por Steffen Seibert, porta-voz da chanceler Angela Merkel, em sua conta no Twitter.

“O entendimento com a Itália, neste caso para acolher 50 pessoas, sucedeu com vistas aos diálogos em curso sobre uma cooperação bilateral mais intensiva em questões de asilo”, acrescentou Seibert.

Ontem, França e Malta já haviam concordado em receber 100 imigrantes desse grupo.

A manifestação em Berlim foi comemorada pelo primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte. “No momento há, portanto, 150 pessoas – num total de 450 migrantes que viriam direto para a Itália e que estão atualmente a bordo dos navios da Frontex (agência de controle de fronteiras da União Europeia) e da Guarda de Finanças (órgão policial italiano) – que serão igualmente distribuídos em outros países europeus”, escreveu em sua página no Facebook.

“Esta é a solidariedade e a responsabilidade que sempre pedimos à Europa e que agora, após os resultados obtidos no último Conselho Europeu, começam a tornar-se realidade”, disse Conte.

Ao comentar ontem o entendimento com os governos francês e maltês, o premiê italiano revelou que havia passado o dia inteiro telefonando e escrevendo para “todos os 27 líderes europeus” buscando quem se apresentasse voluntariamente para receber os estrangeiros resgatados no Mediterrâneo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?