Além de Bolsonaro, veja líderes que participaram do funeral da rainha
A família real e chefes de Estado de 50 países se reuniram nesta manhã, na Abadia de Westminster. Ao todo, são cerca de 2 mil convidados
atualizado
Compartilhar notícia
Após 12 dias de velório, o corpo da rainha Elizabeth II será enterrado nesta segunda-feira (19/9), no Castelo de Windsor. A família real e chefes de Estado de 50 países se reuniram na Abadia de Westminster, pela manhã, para uma missa em tributo à falecida monarca.
Os 2 mil convidados da família real, após o fim da cerimônia, fizeram 2 minutos de silêncio em homenagem à rainha. Os presentes emendaram o momento com o hino do Reino Unido: Deus Salve o Rei. O atual monarca, o rei Charles III, emocionou-se e permaneceu calado.
Após a cerimônia, um cortejo que durou 1 hora seguiu o caixão de Elizabeth II pelo centro de Londres com destino ao Palácio de Buckingham. A família real e as forças militares, lideradas pelo rei Charles III, participaram das duas procissões que aconteceram nas ruas da capital inglesa durante o dia.
O monarca foi acompanhado pelos irmãos: a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward. Os filhos do rei, o príncipe William e o príncipe Harry, também estavam no cortejo. Ainda participaram da cerimônia o sobrinho da rainha, o conde de Snowdon, e o primo de Elizabeth o duque de Gloucester.
Além do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), que está em Londres desde domingo (18/9), veja algumas das autoridades que participam das solenidades fúnebres:
- o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden
- recentemente eleita pelo Partido Conservador como primeira-ministra britânica, Liz Truss
- ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson e sua esposa Carrie Johnson
- o presidente da França, Emmanuel Macron e a esposa Brigitte Macron
- o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-dama Sophie Grégoire Trudeau
- o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e a filha Laura Mattarella
- o rei da Espanha, Felipe VI, e a esposa Letízia Ortiz
- a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska
- o rei do Lesoto, Letsie III
- o imperador do Japão, Nahurito
- o rei do Butão, Jigme Khesar Namgyel Wangchuckdo, e a rainha Jetsun Pema
- o príncipe herdeiro do Bahrein e primeiro-ministro Salman bin Hamad Al Khalifa
- a rainha da Jordânia, Rania Al-Abdullah
- o vice-presidente da Nigéria, Yemi Osinbajo
- o príncipe herdeiro da Grécia, Pavlos
- o presidente de Israel, Isaac Herzog
Cortejo real
A rainha Elizabeth II morreu em 8 de setembro, no Castelo de Balmoral, na Escócia. O caixão da monarca passou quatro dias no país antes de seguir para a Inglaterra. Em Londres, o caixão permaneceu cinco dias exposto no Westminster Hall para visitação pública.
As filas chegaram a ter 8km de extensão. Ingleses anônimos e famosos passaram até 14 horas em pé esperando para poder prestar uma homenagem final à monarca que permaneceu 70 anos como chefe de Estado do Reino Unido.