metropoles.com

Alckmin sobre meta de reduzir 67% das emissões: “Ousada, mas factível”

Alckmin substitui Lula na COP29 no Azerbaijão. Meta prevista pelo vice é para ser alcançada até 2035

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cadu Gomes/VPR
Vice-presidente Geraldo Alckmin discursa na COP29, em Baku, no Azerbaijão - Metrópoles
1 de 1 Vice-presidente Geraldo Alckmin discursa na COP29, em Baku, no Azerbaijão - Metrópoles - Foto: Cadu Gomes/VPR

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) discursou, nesta terça-feira (12/11), na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), e depois conversou com jornalistas. O evento ocorre este ano em Baku, capital do Azerbaijão.

Na fala para a imprensa, o vice respondeu sobre a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) e a descreveu como “importante e bastante ousada”.

“A meta para 2035 é uma redução de até 67% das emissões de gases de efeito estufa comparado a 2005. Falamos de uma meta daqui a 11 anos. É ousada, mas precisa ser factível. Brasil tem a maior floresta tropical do mundo”, afirmou.

Outro objetivo do governo federal é “é desmatamento zero e até repor a floresta com Fundo Clima e Fundo Amazônia”.

COP30

No discurso, Alckmin ressaltou os esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cooperar com a preservação do meio ambiente e combate às desigualdades. Ao fim, citou a realização da próxima COP no Brasil.

“O sucesso da COP29 é fundamental para o da COP30, que teremos orgulho de sediar em Belém. A omissão de agora custará muito para o depois”, afirmou.

O vice encerrou a fala com uma frase em inglês, já que se trata de um evento internacional. “Em nome do presidente Lula: I hope to see you next year in Brazil”, ou “espero vê-los ano que vem no Brasil”.

Inicialmente, o Brasil seria representado na COP por Lula, mas após o titular do Planalto sofrer um acidente doméstico ele ficou impedido de fazer longas viagens e está se recuperando para a cúpula do G20, no Rio de Janeiro, na próxima semana.

A COP29 começou nessa segunda-feira (11/11) e irá até o dia 22. As reuniões debatem questões de meio ambiente e conta com 195 países signatários do Acordo de Paris, já que são discutidos termos complementares e em como avançar o texto de 2015.

Nas últimas edições, um tema muito levantado é o do fim do uso de combustíveis fósseis, um dos maiores poluentes do planeta, e a troca para energias renováveis, uma bandeira do novo governo Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?