Alan Bean, quarto homem a pisar na Lua, morre aos 86 anos
Astronauta texano estava internado em um hospital de Houston. Ele fez parte da missão Apollo 12, a segunda a aterrissar no satélite
atualizado
Compartilhar notícia
O astronauta Alan Bean, quarto homem a pisar na Lua, morreu neste sábado (26/5), aos 86 anos, informou a Nasa em comunicado. De acordo com a agência espacial norte-americana, ele estava internado em um hospital de Houston, no Texas, estado onde nasceu.
Em nota, a esposa de Bean, Leslie, disse que ele morreu de forma pacífica e rodeado de entes queridos. Também oficial naval, engenheiro aeronáutico e piloto de testes, o veterano pisou na Lua a bordo da missão Apollo 12, que aterrissou no satélite em 1969.Conforme informações da Nasa, Bean permaneceu durante 31 horas na Lua para a coleta de amostras. Apenas quatro das 12 pessoas que pisaram no satélite permanecem viva: Buzz Aldrin, Dave Scott, Charlie Duke e Harrison Schmitt.
Bean também teve atuação importante a bordo da estação Skylab, que funcionou de 1973 a 1979. A equipe liderada por ele fez 76 mil fotografias do Sol e reuniu dados sobre os recursos da Terra.