metropoles.com

Agência de energia nuclear descarta vazamento radioativo na Ucrânia

Apesar de tranquilizar população ucraniana sobre eventuais vazamentos, agência disse que Zaporizhzhia precisará ser monitorada após incêndio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/IAEA
Bandeira da Agência Internacional de Energia Atômica, azul com representações de um átomo em branco, tremula no céu claro - Metrópoles
1 de 1 Bandeira da Agência Internacional de Energia Atômica, azul com representações de um átomo em branco, tremula no céu claro - Metrópoles - Foto: Divulgação/IAEA

Depois que tropas russas tomaram a maior usina nuclear da Europa, a ucraniana Zaporizhzhia, na madrugada desta sexta-feira (4/3) e, supostamente provocaram um incêndio em seu interior, a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) descartou vazamentos radioativos.

De acordo com a agência, os equipamentos essenciais da usina de Zaporizhzhia não foram afetados pelo fogo e não há variação nos níveis de radiação. O incêndio foi extinto. Apesar da negativa para vazamentos, o diretor-geral da IAEA, Rafael Mario Grossi, demonstrou preocupação com o anúncio de tomada de poder, pelos russos.

“Estou extremamente preocupado com a situação na central nuclear de Zaporizhzhia e o que aconteceu lá durante a noite. Disparar projéteis na área de uma usina nuclear viola o princípio fundamental de que a integridade física das instalações nucleares deve ser mantida e mantida em segurança o tempo todo”, disse Grossi.

Segundo a agência, o Centro de Incidentes e Emergências da AIEA (IEC) também foi colocado em modo de resposta total. O IEC estará disponível 24 horas por dia para receber, avaliar e divulgar continuamente informações sobre a usina nuclear.

A situação de Zaporizhzhia era monitorada pela comunidade internacional, uma vez que, caso o fogo comprometesse o resfriamento dos reatores, poderia acontecer uma explosão 10 vezes maior que a do acidente em Chernobyl, em 1986 – até então a maior catástrofe do tipo.

“Culpa dos ucranianos”

As tropas russas negaram que o incêndio na maior usina nuclear da Europa, a ucraniana Zaporizhzhia, tenha sido ocasionado por bombardeios de militares da Rússia. Ao contrário, segundo o The Independent, eles atribuíram a culpa a esquadrões de sabotagem da Ucrânia.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, as tropas do Kremlin assumiram o controle nesta sexta-feira (4/3). O órgão também tratou o incêndio como obra de soldados ucranianos e afirmou que atribuir o acidente aos russos se tratava de uma “provocação monstruosa”.

Após ser oficialmente invadida por russos, um incêndio começou no perímetro da usina Zaporizhzhia. 

Veja o momento do início do incêndio:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?