metropoles.com

África do Sul: partido de Mandela teve desempenho fraco nas eleições

Fim da apuração na África do Sul mostrou que o partido do célebre ex-presidente sul-africano terá de negociar para seguir no poder

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Bandeiras nacionais da África do Sul hasteadas à beira-mar com a Table Mountain ao fundo.
1 de 1 Bandeiras nacionais da África do Sul hasteadas à beira-mar com a Table Mountain ao fundo. - Foto: Getty Images

O resultado da apuração das urnas na África do Sul confirmou o que pesquisas eleitorais previam: o Congresso Nacional Africano (CNA) levou pouco mais de 40% dos votos válidos, retratando um descontentamento dos sul-africanos com o atual governo.

Embora ainda tenha sido o partido mais votado do país, ele nunca tinha tido um desempenho tão fraco desde a eleição do primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, em 1994.

Os novos parlamentares terão até 30 dias para escolher quem governará o país. A escolha da maioria absoluta vencerá, então o CNA terá de negociar como e buscar alianças se quiser continuar na presidência.

“Nenhum partido está em condições de não falar de coalizão. A questão é: quem serão os parceiros de coalizão, algo que parece ser inevitável agora”, disse à RFI a analista de política externa Sanusha Naidu.

A apuração das urnas durou três dias. Alguns partidos pedem a recontagem de votos, demanda comum em eleições no continente.

Em segundo lugar na eleição deste ano ficou o liberal conservador Aliança Democrática (AD), com cerca de 22%. O partido uMkhonto weSizwe (MK), criado no fim do ano passado pelo ex-presidente sul-africano Jacob Zuma, foi o terceiro mais votado do país com cerca de 15% dos votos.

Maioria da população da África do Sul não foi às urnas

No país onde o voto não é obrigatório, dos cerca de 41 milhões de sul-africanos com mais de 18 anos que poderiam ter se registrado para votar, menos de 28 milhões retiraram seus títulos de eleitor. Menos de 60% dos que se registraram para votar foram, realmente às urnas.

Leia a notícia completa na RFI, parceira do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?