Compartilhar notícia
O partido governista Congresso Nacional Africano (CNA) da África do Sul conquistou 159 das 400 cadeiras da Assembleia Nacional (câmara baixa do parlamento) nas eleições. Isso foi anunciado pelo Presidente da Comissão Eleitoral Independente da África do Sul, Mosotho Moepya (CEI), ao apresentar os resultados finais das eleições em uma cerimônia com a presença do Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa.
Seguindo o CNA estão o partido Aliança Democrática com 87 cadeiras, o partido uMkhonto weSizwe, com 58 cadeiras, e o partido Combatentes da Liberdade Econômica, com 39 cadeiras. O partido da Liberdade Inkatha obteve 19 mandatos, a Aliança Patriótica teve 9 mandatos, o Frente de Liberdade Plus e o ActionSA conseguiram 6 mandatos cada. As cadeiras restantes foram para 10 outros partidos.
“Cada partido sai dessa eleição com um mandato baseado nos compromissos que cada um assumiu com o eleitorado. No entanto, todos os partidos compartilham um mandato abrangente, para trabalhar em parceria uns com os outros e com a sociedade de forma mais ampla, para construir um país que seja inclusivo, unido e próspero”, afirmou Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul.
Para ler a reportagem completa acesse TV Brics, parceiro do Metrópoles.