Compartilhar notícia
O Dia Mundial do Café é celebrado nesta terça-feira (24/5). A bebida tão consumida em todo o mundo costuma gerar controvérsia sobre seus efeitos para a saúde. Tudo começou em 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o café da lista de produtos possivelmente cancerígenos e considerou a bebida como auxiliar na proteção contra câncer de fígado e útero.
Antes de achar que os benefícios se originam da cafeína, saiba que muitos estudos descobriram que o consumo de café descafeinado gerava os mesmos benefícios para a saúde.
“Existem centenas de compostos biologicamente ativos no café e não sabemos ao certo quais estão por trás dos benefícios. Pequenas quantidades de polifenóis [tipo de nutriente] do café chegam ao seu fígado. Eles são poderosos antioxidantes e ajudam o corpo a lidar com os radicais livres nocivos, apoiando o fígado para que ele possa prevenir doenças. Eles provavelmente também melhoram o microbioma intestinal”, comenta o pesquisador Duane Mellor, da Universidade de Aston, no Reino Unido, citado pela revista britânica Saga.
Confira mais informações no Trendsbr, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.