Afeganistão: líder do EI no país foi morto em ação conjunta com EUA
Abu Saad Erhabi é o terceiro comandante do grupo assassinado desde julho do ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
Forças armadas dos Estados Unidos e do Afeganistão mataram na noite de sábado (25/8) o líder do grupo terrorista Estado Islâmico no Afeganistão, Abu Saad Erhabi, em uma ação realizada na província de Nangarhar, informaram autoridades locais.
Ele é o terceiro líder do grupo terrorista morto desde julho do ano passado. Além de Erhabi, outros dez terroristas foram mortos na operação conjunta, informou a agência de inteligência afegã. Erhabi foi descrito por autoridades como o “emir” do grupo.
Um porta-voz da coalizão internacional liderada pelos EUA no Afeganistão, Martin O’Donnell, confirmou um ataque antiterrorista que visava “um líder sênior de uma organização terrorista designada”. O grupo terrorista não fez nenhum comentário imediato, seja nas mídias sociais ou através de sua agência de notícias Amaq, sobre a morte de seu líder.
Os combatentes do Estado Islâmico estão lutando para se manter nos distritos montanhosos da província de Nangarhar, onde estabeleceram uma filial local do califado que o grupo havia declarado no Iraque e na Síria.