metropoles.com

Afeganistão: EUA dizem que há mais de 5 mil militares americanos em perigo

Os Estados Unidos têm até o dia 31 de agosto para retirar todos soldados americanos e encerrar a missão militar no país tomado pelo Talibã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Netflix
Soldado Anônimo Campo em Chamas
1 de 1 Soldado Anônimo Campo em Chamas - Foto: Reprodução/Netflix

O Pentágono informou, nesta sexta-feira (27/8), que ainda restam mais de 5 mil militares norte-americanos em Cabul, capital do Afeganistão. Os Estados Unidos têm até o dia 31 de agosto para retirar de vez os soldados e encerrar a missão, após quase 20 anos de guerra.

De acordo com o presidente Joe Biden, entretanto, os militares seguirão no país após o prazo final, se ainda houver cidadãos americanos em território afegão – o que se confirma, por enquanto.

“Existem mais de 5 mil militares americanos em perigo, salvando o máximo de pessoas possível. É uma missão nobre. Vimos em primeira mão como essa missão é perigosa, mas o ISIS não nos impedirá de cumpri-la”, afirmou o Pentágono em pronunciamento oficial.

ISIS é a sigla em inglês para Estado Islâmico da Província de Khorasan. É conhecido como o mais violento e extremista de todos os grupos militantes jihadistas (que promovem a “guerra santa” muçulmana). O grupo foi autor de um atentado terrorista na quinta-feira (26/8), no aeroporto de Cabul, quando um homem-bomba se explodiu e matou cerca de 80 pessoas.

Antes, acreditava-se que havia ocorrido dois ataques, mas a declaração foi corrigida pelo Pentágono. “Não acreditamos que tenha havido uma segunda explosão no hotel Baron, ou perto dele. Foi apenas um homem-bomba”, afirmou o diretor adjunto do Estado-Maior Conjunto, general Hank Taylor.

Os ataques foram condenados pelo Talibã, grupo fundamentalista islâmico que assumiu o controle do Afeganistão em meados de agosto, quando as tropas americanas começaram a se retirar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?