Aeronave com brasileiros da Cisjordânia decola rumo ao Brasil. Veja
Os brasileiros estão em processo de repatriação após serem resgatados pela diplomacia brasileira na Cisjordânia
atualizado
Compartilhar notícia
Após o início do processo de repatriação, os brasileiros que estavam na Cisjordânia foram levados à Jordânia e, agora, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na região, rumo ao Brasil. É o primeiro resgate de civis na região da Palestina e são, ao todo, 32 pessoas.
Veja o momento do embarque:
A aeronave decolou de Amã, capital da Jordânia, por volta das 16h50 do horário local. Durante a viagem, serão realizadas três paradas: uma em Roma, na Itália, a segunda em Las Palmas, na Espanha; e a terceira em Recife, em Pernambuco, já no Brasil.
A expectativa é que o pouso ocorra na Base Aérea de Brasília às 5h30, nesta quinta-feira (2/11). O destino final dos passageiros se divide entre Foz do Iguaçu (8 pessoas), São Paulo (5), Florianópolis (4), Recife (3), Rio de Janeiro (3), Fortaleza (3), Curitiba (2), Goiânia (2), Brasília (2) e Porto Alegre (1).
Saldo da repatriação além da Cisjordânia
Segundo o Itamaraty, mais de 2 mil cidadãos do Brasil pediram repatriação. O governo federal já repatriou mais de 1,4 mil pessoas, tendo encerrado a primeira fase da maior operação já realizada pelo país em uma zona de conflito. O resgate, batizado Operação Voltando em Paz, começou logo após a declaração de guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas.
Faltam, agora, os brasileiros que estão na Faixa de Gaza – impedidos de chegar à passagem de Rafah, para o Egito, devido ao conflito e ao fato de seus nomes não constarem na lista inicial que permitiu a passagem de estrangeiros na manhã desta quarta-feira (1º/11).