Adesivo da Palestina cobre estrela de Davi em estátua de Amy Winehouse
Estátua de Amy Winehouse em Londres tinha estrela de Davi, símbolo do judaísmo e de Israel, que foi coberto com adesivo nas cores palestinas
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Metropolitana de Londres abriu uma investigação depois que um adesivo com a bandeira palestina foi colocada em uma estátua da cantora britânica Amy Winehouse. Na homenagem feita pela cantora morta em 2014, aos 27 anos, tem um colar com a estrela de Davi, que foi coberto pelo adesivo.
A estrela de Davi é um dos principais símbolos do judaísmo e de Israel. Já a estátua de Winehouse se encontra no famoso mercado de Camden Town, bairro londrino onde ela morou.
Amy Winehouse, ganhadora de seis Grammy, era judia. E a questão do antissemitismo tem tomado conta do mundo por causa da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. Críticos dos israelenses apontam um verdadeiro genocídio contra a população palestina na Faixa de Gaza.
Adesivo retirado
Um porta-voz da Polícia Metropolitana de Londres disse reconhecer que o incidente “vai causar transtorno a muitas pessoas”, mesmo depois que a bandeira foi retirada. “Isso foi removido imediatamente e o incidente foi relatado à polícia”, diz o comunicado da polícia.
“O Camden Market continua sendo, antes de tudo, um lugar de diversidade – um destino global que acolhe a todos”, seguiu o documento policial. As investigações incluem a análise de imagens de câmeras no local.
No mesmo tom, outro comunicado da Campanha Contra o Antissemitismo no país criticou o caso.
“Neste momento, 69% dos judeus britânicos dizem que são menos propensos a mostrar sinais visíveis do seu judaísmo. Quando mesmo uma estátua de um judeu não consegue escapar impune, isso é alguma surpresa?”, diz o texto.