metropoles.com

Acusado de espionagem, jornalista dos EUA é preso na Rússia

FBS, sucessor da KGB russa, acusou de espionagem o jornalista Evan Gershkovich, que acabou detido nesta quinta-feira (30/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
FsdEcInXwAEet8S
1 de 1 FsdEcInXwAEet8S - Foto: Reprodução

Evan Gershkovich, repórter do The Wall Street Journal, foi detido pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia (FBS) nesta quinta-feira (30/3), sob acusações de espionagem.

Segundo o órgão sucessor da KGB, o jornalista, que trabalhava no escritório de Moscou do jornal norte-americano, foi pego “atuando como agente do lado americano” na cidade de Yekaterinburg. E teria coletado “dados ultrassecretos sobre a atividade de uma empresa do complexo militar industrial russo”.

Após a prisão de Evan, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o trabalho do jornalista norte-americano, assim como toda a “mídia estrangeira”, era acompanhando diariamente pelo governo russo.

Dmitry Peskov ainda foi questionado se Evan Gershkovich poderia servir como moeda de troca de prisioneiros com o governo dos Estados Unidos, mas disse não ter detalhes sobre a situação.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, disse nem considerar que a detenção do jornalista possa servir como a possibilidade de uma troca de prisioneiros com Washington no momento. “Vamos ver como essa história se desenvolve mais adiante”, disse o diplomata.

O The Wall Street Journal negou as acusações contra Evan, e pediu sua liberdade imediata. “O Wall Street Journal nega veementemente as alegações do FSB e busca a liberdade imediata de nosso confiável e dedicado repórter”, disse o jornal.

Segundo o jornal norte-americano, “reportar a Rússia tornou-se muito mais difícil” desde que Vladimir Putin iniciou a invasão na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?