metropoles.com

Acusado de corrupção, ex-presidente do Peru pode ser libertado

O ex-presidente e a mulher se entregaram à polícia em 2017 após um longo processo no qual foram investigados por lavagem de dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Ollanta-Humala-div
1 de 1 Ollanta-Humala-div - Foto: Divulgação

A defesa do ex-presidente do Peru Ollanta Humala e da mulher dele, Nadine Heredia, negocia a libertação de ambos, detidos há nove meses, ainda nesta segunda-feira (30/4). Ollanta Humala e Nadine tiveram prisão preventiva decretada, por 18 meses, acusados de recebimento de propina em um amplo esquema de corrupção envolvendo a empreiteira Odebrecht. As negociações são conduzidas pelo advogado Julio Espinoza.

Segundo o defensor do casal, está na Suprema Corte do Peru um pedido de habeas corpus em favor de Ollanta e Nadine. O ex-presidente e a mulher se entregaram, em julho de 2017, após um longo processo no qual foram investigados por lavagem de dinheiro relacionada a doações irregulares de campanha da Odebrecht.

Ollanta Humala negou os crimes e atribuiu a ordem de prisão à confirmação de “abuso do poder”. Já Nadine alegou não haver provas e considerou sua prisão uma “arbitrariedade”. Em abril, a Odebrecht admitiu ter apoiado Humala. O ex-presidente peruano negou ter recebido qualquer contribuição da empreiteira.

A construtora brasileira é investigada por suposto repasse ilegal de recursos, em contratos suspeitos firmados com governos de Angola, Argentina, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Peru e Venezuela, segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?