Acordo sobre Donbass e Crimeia é impossível no momento, diz Zelensky
Presidente ucraniano acredita que debate sobre territórios ocupados não deve travar as negociações pela paz
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acredita que, no momento, é impossível um acordo com a Rússia a respeito dos territórios ocupados da Crimeia e Donbass. Para o líder, essa questão não deve estar atrelada à negociação para o fim da guerra e retirada das tropas russas do território ucraniano.
Resolver todos os problemas atuais ao mesmo tempo em que se busca encerrar a guerra contra a Rússia é “difícil e improvável”, segundo declarou Zelensky.
“Especialmente quando há tanques no nosso território, mísseis atingindo nossas cidades e situações difíceis em cidades bloqueadas como Mariupol”, acrescentou Zelensky.
Ele também rejeitou a possibilidade de retomar a Crimeia à força.
Na última semana, o mandatário já havia ressaltado que a situação de Donbass, região separatista pró-Rússia, era “extremamente difícil”. As tropas ucranianas afirmam estar retomando o controle de diferentes locais ao redor do país, como a capital Kiev.
No último sábado (2/4), imagens chocantes mostraram corpos de civis com sinais de execução espalhados pelas ruas de Bucha, próxima à capital. Alguns têm as mãos amarradas atrás do corpo, o que reforça a hipótese de execução desenfreada. Anatoliy Fedoruk, prefeito da cidade, afirmou à AFP que uma vala comum com cerca de 300 pessoas enterradas foi encontrada.