metropoles.com

Acordo Mercosul-UE está “à vista”, diz presidente da Comissão Europeia

Acordo comercial entre os dois blocos está em negociação há mais de 20 anos e pode ser finalizado em cúpula no Uruguai

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida do presidente Lula com Ursula von der Leyen, da Comissão Europeia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula com Ursula von der Leyen, da Comissão Europeia - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou à América Latina para a Cúpula de Líderes do Mercosul, que ocorre nesta quinta-feira (5/12) e sexta-feira (6/12) no Uruguai.

“A linha de chegada do acordo UE-Mercosul está à vista. Vamos trabalhar, vamos cruzá-la. Temos a oportunidade de criar um mercado de 700 milhões de pessoas. A maior parceria de comércio e investimento que o mundo alguma vez viu. Ambas as regiões beneficiarão”, escreveu a presidente no X.

Há expectativa de que no evento seja retificado o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), após mais de 20 anos de negociação. A passagem de von der Leyen na cúpula inspira confiança para a finalização do termo.

Nos dois anos do novo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conquistado apoio para o texto, assinado na gestão de Jair Bolsonaro (PL), mas com a ratificação pendente.

Resisitência francesa

O maior obstáculo para firmar o acordo é o setor da agricultura na Europa, especialmente na França, que teme perder dinheiro e espaço com a cooperação do Mercosul.

Essa questão foi reaquecida por falas do diretor do Carrefour e de um deputado francês contra a carne do bloco latino-americano, principalmente a brasileira. Apesar disso, tanto no Palácio do Planalto quanto no Itamaraty há otimismo para firmar o contrato este ano.

“Se os franceses não quiserem o acordo, eles não apitam mais nada, quem apita é a Comissão Europeia. E a Ursula von der Leyen [presidente da Comissão Europeia] tem procuração para fazer o acordo, e eu pretendo assinar esse acordo este ano ainda. Tirar isso da minha pauta”, comentou Lula na última semana.

O Itamaraty, por meio do embaixador Mauricio Lyrio, reforçou a importância do termo “além do comercial, porque tem uma importância política também muito considerável, nesse momento de conflitos, antagonismos recorrentes, protecionismo, ameaças unilaterais e assim por diante”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?