Acordo comercial com União Europeia na véspera de Natal conclui o Brexit
Negociações vinham se arrastando desde 2016, quando britânicos votaram pela separação do país da União Europeia
atualizado
Compartilhar notícia
Após uma longa e tensa negociação, Reino Unido e União Europeia anunciaram nesta véspera de Natal que foi fechado o último acordo para selar a saída dos britânicos do bloco continental, o Brexit. Com o acordo dos termos comerciais da saída, o Reino Unido fica menos vulnerável ao desabastecimento de itens básicos em um momento em que o mundo fecha fronteiras para as ilhas por causa de uma mutação do coronavírus.
Os britânicos escolheram a separação em 2016, e apenas nesta quinta (24/12) o processo foi concluído.
“O acordo está feito. Tudo que foi prometido aos britânicos no referendo de 2016 e na eleição do ano passado está entregue por este acordo. Retomamos o controle de nosso dinheiro, nossas fronteiras, leis, comércio e águas de pesca”, diz comunicado do gabinete do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, sobre o fim da saga.
A Inglaterra agora não faz mais parte da União Europeia, mas fechou esse acordo para continuar fazendo comércio com os países do bloco, numa negociação que agradou também os demais países do grupo. O combinado agora precisa ser ratificado pelos 27 países da UE.