metropoles.com

A uma semana das eleições na França, extrema direita tem 35% dos votos

Duas pesquisas divulgadas neste fim de semana apontam liderança do partido de extrema direita Reunião Nacional, com até 36% de votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antoine Gyori – Corbis/Corbis via Getty Images
Foto colorida do presidente da França, Emmanuel Macron - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente da França, Emmanuel Macron - Metrópoles - Foto: Antoine Gyori – Corbis/Corbis via Getty Images

A uma semana das eleições na França, duas pesquisas anteciparam vantagem nas intenções de votos para a extrema direita. Divulgados neste fim de semana, os levantamentos consolidam a liderança do partido de extrema direita Reunião Nacional, com 35% e 36% das intenções de voto, contra 27 a 29,5% para a Nova Frente Popular, coligação da esquerda.

Fortalecido, o Reunião Nacional (RN) se mobiliza para obter a maioria absoluta da Assembleia Nacional junto aos aliados de direita. O presidente do partido Os Republicanos, Eric Ciotti, criou um racha na legenda depois de anunciar uma aliança com a extrema direita nesta votação – convocada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, depois da derrota dos centristas nas eleições legislativas europeias.

Conforme as pesquisas do instituto Elabe, encomendada pelo jornal La Tribune, e do instituto Ipsos, para Le Parisien e Radio France, o partido de Macron, Renascimento, aparece bem atrás, em terceiro lugar, com 19,5% e 20%, respectivamente. Os aliados do presidente pedem uma “onda republicana contra os extremos”.

Em uma entrevista para o Journal du Dimanche (JDD), o presidente do RN, Jordan Bardella, voltou a insistir na carta do apaziguamento do país. “Quero reconciliar os franceses e ser o primeiro-ministro de todos os franceses, sem qualquer distinção”, afirmou, reiterando que só aceitaria o cargo de premiê se a sigla obtiver maioria absoluta dos assentos da Assembleia.

Bardella, cujo partido fez história combatendo a imigração na França, comprometeu-se a ser o “primeiro-ministro de todos, incluindo daqueles que não votarem” nele. O líder prometeu “respeitar todos os franceses, sejam eles quem forem e de onde quer que venham”.

Leia a reportagem completa no site da RFI, parceira do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?