À ONU, Trump formaliza decisão de sair do Acordo de Paris
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, informou que o país iniciou processo para deixar o tratado global do clima
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou à Organização das Nações Unidas (ONU) sua decisão de deixar o Acordo de Paris, tratado destinado a tentar conter mudanças climáticas. A confirmação foi anunciada nesta segunda-feira (04/11/2019) pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.
“Hoje nós iniciamos o processo formal de saída do Acordo de Paris. Os EUA estão orgulhosos de nosso recorde como líder mundial na redução de todas as emissões, encorajando a resiliência, desenvolvendo nossa economia e garantindo energia para os nossos cidadãos. O nosso modelo é realista e pragmático”, declarou.
Today we begin the formal process of withdrawing from the Paris Agreement. The U.S. is proud of our record as a world leader in reducing all emissions, fostering resilience, growing our economy, and ensuring energy for our citizens. Ours is a realistic and pragmatic model.
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) November 4, 2019
Trump já havia declarado a saída dos Estados Unidos (EUA) do acordo em 2017, mas a confirmação só se deu neste ano, porque uma cláusula do acordo estabelecia um prazo para a comunicação efetiva da medida.
Na prática, esse é o primeiro passo para confirmar a saída, que levará um ano.
Ao aderirem ao Acordo de Paris, 195 países se comprometeram a cortar as emissões de gases de efeito estufa e ajudar os países subdesenvolvidos a lidarem com os efeitos já sentidos no planeta com o processo de aquecimento global e a custear medidas para conter emissões.