metropoles.com

350 mil vão às ruas contra separação da Catalunha

Maior ato de unificação desde o início do movimento pelo referendo de secessão teve a presença de partidos políticos e personalidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MANU FERNANDEZ/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Manifestação contra separação da Catalunha leva milhares às ruas em Barcelona
1 de 1 Manifestação contra separação da Catalunha leva milhares às ruas em Barcelona - Foto: MANU FERNANDEZ/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Cerca de 350 mil pessoas foram às ruas de Barcelona, neste domingo (8/10) para protestar contra a separação da Catalunha, no maior ato de unificação desde o início do movimento pelo referendo de secessão.

A contagem de manifestantes foi feita pela polícia local. De acordo com o jornal El Mundo, os organizadores contabilizaram mais de um milhão de pessoas no ato, que teve a presença de partidos políticos e de personalidades espanholas entoando gritos como “Puigdemont na prisão”, “Eu sou espanhol” e “Viva Espanha, Viva Catalunha e Viva Guarda Civil”.

Paralelamente, o presidente catalão, Carles Puigdemont, reiterou hoje, em entrevista televisionada, que vai aplicar “o que diz a lei” e que pretende levar a independência da região adiante. A votação realizada no mês passado terminou com a vitória do “sim” pela secessão, com 90% dos votos. No entanto, menos da metade dos eleitores catalões votou.

De nacionalidade peruana e espanhola, o escritor Mario Vargas Llosa fez um dos discursos de encerramento, ao lado do ex-presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell. A democracia espanhola “está aqui para ficar, nenhuma conjuntura independentista a destruirá”, declarou o ganhador do Nobel de literatura. O nacionalismo “recheou a historia da Europa, do mundo e da Espanha de guerra, sangue e cadáveres”, acrescentou.

Segundo o jornal espanhol, a manifestação começou por volta das 11h deste domingo, horário local, e não teve incidentes. No Twitter, as manifestações de apoio à manutenção da união espanhola se organizaram em torno de hashtag como #recuperemelseny, que significa “recuperemos a sensatez” em catalão. “Em defesa da democracia, da Constituição e da liberdade. Preservaremos a unidade da Espanha”, escreveu o primeiro-ministro Mariano Rajoy em seu perfil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?