metropoles.com

Argentina: 1 dólar já vale 1.030 pesos. Cotação bate novo recorde

Desvalorização da moeda local tem sido recorrente com a proximidade das eleições presidenciais. Primeiro turno ocorre em nove dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida notas de dólar - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida notas de dólar - Metrópoles - Foto: Divulgação

O dólar no mercado paralelo, chamado de “dólar blue”, voltou a bater novo recorde na Argentina. Nesta quarta-feira (11/10), a moeda americana passou a ser cotada a 1.030 pesos. Na véspera, ela já havia rompido a barreira dos mil pesos.

Nas últimas semanas, o “blue” disparou sucessivas vezes, com a proximidade das eleições gerais no país, cujo primeiro turno está marcado para 22 de outubro.

As pesquisas de intenção de voto indicam que o representante da direita, Javier Milei, deve enfrentar no segundo turno, em 19 de novembro, o atual ministro da Economia e candidato governista, Sergio Massa. Existe a possibilidade de Milei, que quer dolarizar a economia, vencer o pleito no primeiro turno.

Fuga de dólares

Nesta quarta-feira, o governo argentino também limitou em US$ 100 milhões a compra de dólares por parte de investidores estrangeiros. A medida, adotada pela Comissão Nacional de Valores (CNV), que regula o mercado de capitais local, foi publicada no Diário Oficial. O objetivo da restrição é conter a saída de dólares do país.

Na terça-feira, o governo já havia elevado o imposto sobre compras feitas com cartão de crédito no exterior. Nesse caso, a tentativa é de inibir o consumo em moeda estrangeira. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?