atualizado
Não tem jeito, por onde passa, a turnê “Violivoz” de Chico César e Geraldo Azevedo mexe com a galera. E emociona não apenas pela grandiosidade do talento dos dois artistas nordestinos, mas também pela simpatia genuína da dupla no palco, o som hipnotizante dos violões pra lá de autênticos e, sobretudo, pela beleza poética de canções que marcaram épocas como Táxi Lunar, À Primeira Vista, Dia Branco, Estado de Poesia, Deus Me Proteja e Bicho de 7 Cabeças.
Bem, esses e outros hits poderão ser conferidos em imperdível show promovido pelo duo no próximo dia 14 de novembro, dentro do Festival “Estilo Brasil”. O encontro será no palco do Ulysses Centro de Convenções e tem como missão enaltecer a nossa brasilidade musical.
Antes, os baianos Antonio Carlos & Jocafi esquentam a plateia para uma noite que promete ser do balacobaco. Será marcante a experiência de ver esses monstros sagrados da MPB ao vivo e em cores.
“Acho maravilhoso participar de festivais que valorizam a música popular brasileira. É uma ótima oportunidade também de reencontrar amigos e conhecer novos artistas”, destaca Geraldo Azevedo. “É um prazer e sempre uma alegria voltar a tocar em Brasília”, emenda Chico César.
A origem
O primeiro estalo para o encontro foi em Los Angeles, nos Estados Unidos, bem antes da pandemia, quando Chico César viu uma apresentação do amigo Geraldo Azevedo com a elétrica Elba Ramalho e no qual participava ainda o músico ítalo-uruguaio Pippo Spera, coautor da canção Você se Lembra?, de Azevedo. “Poxa, a gente precisa fazer alguma coisa juntos”, provocou o artista pernambucano, autor de Dia Branco.
Com aquele pré-convite na cabeça, tempos depois, Chico César bateu no camarim do amigo, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, onde Geraldo acabara de fazer uma apresentação de frevo.
Conversa vai, conversa vem e, não demorou muito, lá estavam os dois e convidados no apartamento do artista paraibano após um baião de dois, tocando violões até de madrugada. Não deu outra.
“As pessoas que estavam em volta comentavam que a gente deveria fazer isso para mais pessoas, que nos identificamos tocando juntos e foi assim que nasceu o projeto”, conta Chico.
“Então começamos a formatar, formalizar esse encontro, ensaiando, já com uns trinta shows agendados e então veio a pandemia”, lamenta. “Quando retomamos o projeto foi com muita força, muita vontade, muita alegria, o que se traduz no show”, garante o artista.
Momento contagiante
Enquanto as escuras nuvens da peste não se dissipavam, os dois artistas iam, até onde dava, ensaiando e compondo juntos. Foi assim que nasceu as inéditas Tudo de Amor e o blues Nem na Rodoviária. “A primeira fizemos presencialmente, a segunda já afastados pela pandemia, sempre com o Geraldinho trazendo as melodias”, lembra Chico.
Desde 2021 na estrada, “Violivoz” traz formato singelo e super emocionante, fazendo da turnê uma das mais interessantes e importantes do momento, com todos os ingredientes e elementos para marcar gerações e eternizar no futuro.
Não por menos, nos faz lembrar e traçar paralelos com o projeto “Grande Encontro”, que em 1996 reuniu num mesmo palco quatro artistas nordestinos de uma mesma geração: Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho.
Despretensioso, “Violivoz” é o encontro de um fã com o ídolo, numa junção de voz e violão explosiva com pitadas de carga política, muito romantismo e o que há de melhor das raízes pop nordestinas. Garanta seu ingresso e tatue esse momento em sua memória!
Prepare-se para shows únicos
Ao todo, o Festival “Estilo Brasil” terá, de 14 de novembro a 14 de dezembro, 13 atrações que, em formatos que vão de voos solos a parcerias, passearão por diversos gêneros: da MPB ao samba, do rap à bossa nova, flertando com o jazz, o pop rock e o hip hop. São artistas de peso como Ana Carolina, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Xamã, Stacey Kent, Danilo Caymmi, Silva, Poesia Acústica e muito mais.
Com o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio de Ourocard Visa, Banco do Brasil e Governo Federal, o projeto é realizado pelo Metrópoles e conta com a produção da Oh! Artes.
Programação:
Chico César & Geraldo Azevedo (abertura de Antônio Carlos e Jocafi)
Turnê: Violivoz
14 de novembro
Ana Carolina
Turnê: Ana canta Cássia – Estranho Seria Se Eu Não Me Apaixonasse Por Você
16 de novembro
Paulinho da Viola – 80 anos
Turnê: Quando o samba chama
23 de novembro
Stacey Kent & Danilo Caymmi cantam Tom Jobim (participação Roberto Menescal)
Turnê: Um Tom sobre Jobim
29 de novembro
Poesia Acústica & Xamã (abertura de Lourena)
30 de novembro
Silva (abertura com Anelis Assumpção)
Turnê: Encantado
7 de dezembro
Ivan Lins (abertura Joyce Moreno)
14 de dezembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções
Data: de 14 de novembro a 14 de dezembro
Ingressos: Bilheteria Digital (cliente Banco do Brasil Visa têm 60% de desconto)
Clientes têm direito a adquirir até quatro (4) entradas por CPF (em qualquer categoria)