Sensível, tocante e belo, Silva encantará brasilienses com lindo show
Artista se apresenta em 7 de dezembro no Ulysses Centro de Convenções. Cantora Anelis Assumpção faz apresentação de abertura
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 18 anos, então fã de indie pop e pelo estilo cheio de personalidade dos manos dos Los Hermanos, o cantor capixaba Silva ficou bolado com o comentário sarcástico e descabido de um professor de violão quando lhe mostrou uma música. “Ah, legal, você quer ser o Fábio Jr.”, teria ironizado o docente sobre o romantismo da canção.
“Tinha um certo pavor desse título. Acho mesmo é que eu nunca gostei de me rotular. Sou um artista que adora cantar sobre o amor e toda a novela que isso envolve, essa é a realidade”, desconversa o artista, em entrevista ao Metrópoles.
É com esse lado bem pessoal de cantar o amor que Silva desembarca em Brasília no próximo dia 7 de dezembro, no palco do Ulysses Centro de Convenções. Ele ainda se lembra do entusiasmo com que os brasilienses o receberam no início da carreira.
“Brasília foi a primeira cidade que fiz várias sessões de um mesmo show, lembro que isso me marcou bastante. Tenho um carinho enorme por essa cidade que já me recebe desde o começo da minha carreira”, diz, ansioso para se apresentar na capital.
“Participar de um festival que enaltece a música brasileira é uma alegria. Acredito em eventos assim. Nossa cultura é diversa, é nosso maior patrimônio”, agradece.
O álbum
Sensível, tocante, intimista e belo, “Encantado”, o novo trabalho autoral de uma das sensações da MPB, não tem jeito, é romantismo puro e tem tudo para fisgar os fãs. Com 16 faixas, o registro mergulha em vários estilos musicais.
Vai do samba ao jazz, passando pelo fado e influências britpops que remete à sonoridade sundae dos escoceses do Belle & Sebastian, como mostra a faixa, Vou Falar de Novo.
“Esse trabalho começou com um sentimento de saudade que eu estava de fazer músicas novas, álbum novo e turnê nova. Quando a torneira da criatividade abriu outra vez, foi uma delícia ver o que começou a sair dos instrumentos”, detalha. “Por isso ‘Encantado’ é um álbum que flerta com vários gêneros. Fui apenas seguindo o fluxo da criatividade”, explica.
Multi-instrumentista, além de cantar, claro, Silva, que também assina a direção musical do espetáculo, esbanja talento no violão, piano e sintetizadores. Além das músicas novas, o artista tocará canções antigas da carreira, o que lhe tem dado um prazer adicional.
“Esse show foi pensado com muito carinho e com muitos detalhes, brinco bastante com as câmeras espalhadas pelo palco”, antecipa. “Tem sido uma experiência muito boa revisitar as minhas músicas antigas”, revela.
Filha de peixe, peixinho é…
Filha do ícone da vanguarda paulistana, Itamar Assumpção, falecido em 2003, Anelis sobe ao palco do Centro de Convenções antes do colega Silva, com a missão não apenas de resgatar e eternizar o legado do pai, mas de fincar raízes autorais na atual cena musical brasileira.
“Sou compositora brasileira, faço música brasileira. Temos uma liberdade no Brasil de produzir sem estar amarrada em nenhum gênero ou nenhum estilo fechado, ter a possibilidade de ter esse grande território de influências, ritmos e tradições que se misturam dentro do Brasil”, festeja a artista, há 20 anos enlaçada criativa e amorosamente com o produtor Curumin.
“Acho que isso cria essa identidade tão singular da nossa música no mundo. Então, estou contida nisso e, por ser de São Paulo, um caldeirão de mistura em todos os sentidos, é um privilégio”, avalia.
Com quatro álbuns independentes gravados, Anelis é conhecida pela musicalidade que mistura, com bastante personalidade, dub, reggae, afrobeat, samba e bossa nova. Ciente de que esteve poucas vezes na capital com o trabalho autoral, promete surpreender o público.
“Vai ser um show bem misturado, com músicas do meu trabalho mais recente, ‘Sal’ (2022), canções de outros repertórios e coisas que gosto de cantar”, antecipa. “É uma oportunidade de apresentar a galera quem eu sou, como é o meu som”, convida.
Black Friday
A Black Friday já passou, mas os megadescontos para o Festival “Estilo Brasil” seguem até hoje, 1º de dezembro. Assim, a promoção garante desconto de 50% sobre o preço original para todas as categorias de assentos. Para participar, basta usar o cupom BLACKFRIDAY.
Prepare-se para shows únicos
Ao todo, o Festival “Estilo Brasil” terá, até 14 de dezembro, várias atrações que, em formatos que vão de voos solos a parcerias, passearão por diversos gêneros: da MPB ao samba, do rap à bossa nova, flertando com o jazz, o pop rock e o hip hop. São artistas de peso como Ana Carolina, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Xamã, Stacey Kent, Danilo Caymmi, Silva, Poesia Acústica e muito mais.
Com o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio de Ourocard Visa, Banco do Brasil e Governo Federal, o projeto é realizado pelo Metrópoles e conta com a produção da Oh! Artes.
Programação:
Silva (abertura com Anelis Assumpção)
Turnê: Encantado
7 de dezembro
Ivan Lins (abertura Joyce Moreno)
14 de dezembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções
Data: até 14 de dezembro
Ingressos: Bilheteria Digital (cliente Banco do Brasil Visa têm 60% de desconto)
Clientes têm direito a adquirir até quatro (4) entradas por CPF (em qualquer categoria)