metropoles.com

Roberto Menescal garante noite arrebatadora em homenagem a Tom Jobim

Um dos fundadores do movimento Bossa Nova, Roberto Menescal se une a Danilo Caymmi e Stacey Kent no Festival “Estilo Brasil”

Divulgação
Roberto Menescal em um barco com o Corcovado, no Rio de Janeiro ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Roberto Menescal em um barco com o Corcovado, no Rio de Janeiro ao fundo - Metrópoles - Foto: Divulgação

atualizado

No fim dos anos 50, Roberto Menescal estava indeciso na vida. Não sabia se seguia a carreira de músico ou se prestava vestibular para Arquitetura, profissão de três irmãos. Sem falar que o pai queria que ele garantisse o futuro para sempre fazendo concurso público. Foi quando levou uma bronca de Tom Jobim que o colocou no prumo. Ou melhor, no rumo da Música Popular Brasileira. Daí a reverência ao maestro soberano.

“O Tom definiu minha carreira, mandou eu largar essas bobagens que eu estava querendo fazer e ser músico”, conta Menescal, de Fortaleza, em entrevista ao Metrópoles. “Então estudei dez dias e fui falar para o meu pai que ia ser músico, ele quase morreu do coração”, ri o artista, um dos remanescente da bossa nova.

Aliás, é, sobretudo, na condição de um dos pilares do movimento que moldou a música brasileira para sempre que Menescal chega a Brasília como uma das atrações do Festival “Estilo Brasil”, convidado especial da performance de Danilo Caymmi e Stacey Kent.

Juntos, homenagearão Tom Jobim no show “Um Tom Sobre Jobim”. O encontro, em 29 de novembro, no palco do Ulysses Centro de Convenções, de tabela, celebra os 70 anos de carreira.

Adquira seu ingresso

“Aposentadoria é a tristeza da vida, você está triste, aí você se aposenta. Eu ainda não estou triste nem vou ficar, posso lhe garantir, tenho muitos projetos pela frente”, garante o artista que completou 87 anos de vida no último dia 25 de outubro. “Eu vim para Terra para isso e continuo fazendo as coisas até quando der com o maior carinho, com a maior vontade de fazer”, promete.

A valer pela química entre os artistas e o nível de sofisticação das músicas que escolheram apresentar, a exibição do trio promete ser arrebatadora. Isso porque Menescal ajudou a moldar a carreira de cantor de Danilo e já gravou com a gracinha Stacey Kent, tocando violão em todas as faixas do elogiado disco dela “Tenderly” (2016). “Adoro eles dois e adoro conviver com eles”, confessa.

Declaração de amor ao Rio e à bossa nova

Capixaba de nascença, mas carioca de coração, Roberto Menescal está para o Rio de Janeiro assim como a obra dele está para um dos movimentos musicais mais importantes do século passado.

É dele, em parceria com o jornalista e boêmio Ronaldo Bôscoli, joias como Balansamba, Nós e o Mar, Rio, A Morte de um Deus de Sal e a clássica O Barquinho, perto de 3 mil regravações diferentes no Brasil e no mundo.

“O Rio é um caso de amor, pode ter certeza. Amo essa cidade, com todos os seus defeitos. Acho que a bossa nova não poderia ter nascido em outro lugar que não fosse o Rio”, declara-se à cidade maravilhosa. “A bossa nova era o limiar de uma nova era, foi uma mudança”, resume, definindo o gênero musical que marcou época.

Adquira seu ingresso

Produtor de muitas vozes

Menescal, claro, não inventou a batida da bossa nova, mas ajudou a eternizá-la com o violão inconfundível tocado com leve maestria.

Eleito em 2012, pela revista Rolling Stone, um dos 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão, o artista também se virou como produtor de grandes artistas da MPB, ao assumir, nos anos 70, a direção artística da gravadora PolyGram. Nomes como Caetano Veloso, Gal, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Jorge Benjor, Nara Leão e os malucos belezas Raul Seixas e Tim Maia passaram por lá.

“Produzi realmente muitos álbuns, com importantíssimos nomes da nossa música, uma experiência que pouca gente pode ter na vida”, comenta.

Adquira seu ingresso

Prepare-se para shows únicos

Ao todo, o Festival “Estilo Brasil” terá, até 14 de dezembro, 13 atrações que, em formatos que vão de voos solos a parcerias, passearão por diversos gêneros: da MPB ao samba, do rap à bossa nova, flertando com o jazz, o pop rock e o hip hop. São artistas de peso como Ana Carolina, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Xamã, Stacey Kent, Danilo Caymmi, Silva, Poesia Acústica e muito mais.

Com o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio de Ourocard Visa, Banco do Brasil e Governo Federal, o projeto é realizado pelo Metrópoles e conta com a produção da Oh! Artes.

Programação:

Paulinho da Viola – 80 anos
Turnê: Quando o samba chama
23 de novembro

Stacey Kent & Danilo Caymmi cantam Tom Jobim (participação Roberto Menescal)
Turnê: Um Tom sobre Jobim
29 de novembro

Poesia Acústica & Xamã (abertura de Lourena)
30 de novembro

Silva (abertura com Anelis Assumpção)
Turnê: Encantado
7 de dezembro

Ivan Lins (abertura Joyce Moreno)
14 de dezembro

Festival Estilo Brasil

Local: Ulysses Centro de Convenções
Data: de 14 de novembro a 14 de dezembro
Ingressos: Bilheteria Digital (cliente Banco do Brasil Visa têm 60% de desconto)
Clientes têm direito a adquirir até quatro (4) entradas por CPF (em qualquer categoria)

Adquira seu ingresso

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?