atualizado
Aposentadoria é uma palavra que não cabe no repertório e na trajetória de Paulinho da Viola. De modo que, prestes a completar 82 anos, o artista ícone do samba é uma das atrações do Festival “Estilo Brasil”. O evento, que ocorre de 14 de novembro a 14 de dezembro no Ulysses Centro de Convenções, visa a resgatar e valorizar a potência da música brasileira, rica em ritmos, estilo e sonoridade. Será a primeira vez que o sambista desembarca com a turnê “Quando o Samba Chama” na capital.
“Depois de tantos anos de carreira, tem algumas músicas que não podem faltar, o público espera ouvir os sucessos. Além deles, eu trouxe neste show algumas músicas que não cantava há muito tempo. A ideia do ‘Quando o Samba Chama’ é fazer um convite ao público para celebrarmos essa história tão rica em uma festa”, afirma. “O público pode esperar um show feito com grande carinho por todos nós, uma celebração.”
Empolgado pela celebração dos 60 anos de carreira, o príncipe da MPB promete presentear a plateia com sambas que há um bom tempo não toca, além, claro, de mostrar um relicário de grandes sucessos da trajetória como a clássica e seminal Foi um Rio Que Passou em Minha Vida, entre tantos outros.
Dono de voz suave e harmonias sofisticadas que ajudaram a modernizar o samba por meio de letras urbanas, a figura de Paulinho da Viola é indissociável do gênero. Ao longo da carreira, foram mais de 20 discos gravados e inúmeras apresentações Brasil afora e no exterior.
“Estar no palco é uma parte muito importante da minha vida, é estar em contato com algo que venho cultivando desde muito jovem”, revela o artista octogenário. “Enquanto eu puder estar bem no palco e aproveitando o momento junto ao público, pretendo seguir com os shows.”
Prepare-se para shows únicos
Ao todo, o Festival “Estilo Brasil” terá, de 14 de novembro a 14 de dezembro, 13 atrações que, em formatos que vão de voos solos a parcerias, passearão por diversos gêneros: da MPB ao samba, do rap à bossa nova, flertando com o jazz, o pop rock e o hip hop. São artistas de peso como Ana Carolina, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Xamã, Stacey Kent, Danilo Caymmi, Silva, Poesia Acústica e muito mais.
Com o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio de Ourocard Visa, Banco do Brasil e Governo Federal, o projeto é realizado pelo Metrópoles e conta com a produção da Oh! Artes.
Programação:
Chico César & Geraldo Azevedo (abertura de Antônio Carlos e Jocafi)
Turnê: Violivoz
14 de novembro
Ana Carolina
Turnê: Ana canta Cássia – Estranho Seria Se Eu Não Me Apaixonasse Por Você
16 de novembro
Paulinho da Viola – 80 anos
Turnê: Quando o samba chama
23 de novembro
Stacey Kent & Danilo Caymmi cantam Tom Jobim (participação Roberto Menescal)
Turnê: Um Tom sobre Jobim
29 de novembro
Poesia Acústica & Xamã (abertura de Lourena)
30 de novembro
Silva (abertura com Anelis Assumpção)
Turnê: Encantado
7 de dezembro
Ivan Lins (abertura Joyce Moreno)
14 de dezembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções
Data: de 14 de novembro a 14 de dezembro
Ingressos: Bilheteria Digital (cliente Banco do Brasil Visa têm 60% de desconto)
Clientes têm direito a adquirir até quatro (4) entradas por CPF (em qualquer categoria)