atualizado
O jeito único, plural e bem brasileiro de cantar e compor canções marcantes dará o ar da graça com o Festival “Estilo Brasil”, que será promovido de 14 de novembro a 14 de dezembro no Ulysses Centro de Convenções. O pontapé inicial será dado com uma performance hipnotizante dos versáteis e originais Chico César e Geraldo Azevedo, que unem força criativa e talento ímpar no elogiado show “Violivoz”.
“Acho maravilhoso participar de festivais que valorizam a música popular brasileira. É uma ótima oportunidade também de reencontrar os amigos e conhecer novos artistas”, afirma Geraldo Azevedo.
“É um prazer e sempre uma alegria voltar a tocar em Brasília, afinal é um público que representa muito bem a diversidade do país, é como se tocássemos para gente do Brasil todo de uma vez só”, constata Chico César.
Com tipão folk intimista, “Violivoz” exibe dois artistas bem à vontade em cena e em plena maturidade nas carreiras. Virtuoses nos instrumentos que tocam – violões de seis e doze cordas –, Chico César e Geraldo Azevedo prometem se esbaldar e encantar o público navegando nas canções um do outro e nas próprias autorias.
Impossível, por exemplo, não se contagiar com o medley do reggae social Mama África e o eterno rancho protesto Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores, de Geraldo Vandré; assim com as versões elétricas das tocantes, Dia Branco e À Primeira Vista. Essa última, também sucesso na voz da baiana Daniela Mercury; a outra, autoria singela de Azevedo gravado em 1981.
“Geraldo é uma pessoa que gosta de se juntar, de se misturar, desde a primeira vez que o ouvi fiquei muito admirador de seu violão, da voz, das composições, do jeito próprio de falar do Nordeste, de amor, da vida, dos sonhos, das utopias”, ressalta Chico César, que teve as primeiras impressões do trabalho do amigo no início dos anos 70, quando pegou nas mãos o clássico e raro disco, Quadrafônico, lançado em 1972 junto com Alceu Valença.
“É sempre maravilhoso estar na presença de Chico, um ser humano maravilhoso e artista excepcional. Sempre admirei seu talento e me sinto muito satisfeito com o trabalho que desenvolvemos juntos”, devolve Azevedo.
Baianidade a dois
Antes de Chico César e Geraldo Azevedo, fazem apresentação de abertura oficial do Festival “Estilo Brasil” os baianos Antonio Carlos & Jocafi.
Amparados por mais de 50 anos de carreira, o duo de compositores respeitados desembarca na capital com o projeto “Afro Funk Brasil”, que recicla, com a ajuda de artistas contemporâneos, canções do repertório com versões modernas, ousadas e cheias de ritmo e estilo.
A apresentação da dupla promete ser recheada ainda por sucessos que remontam os tempos dourados dos festivais de música nos anos 60 e hits que ganharam projeção nacional na década seguinte nas vozes de grandes medalhões da MPB. Algumas delas embalaram a trilha sonora de filmes e novelas brasileiras da época.
São sambas, afro sambas e uma batelada de composições finas e visionárias que flertam com ritmos diversos como tropicalismo, jazz, afrobeat, rock, soul, sons latinos e sons de terreiros.
São joias como Desacato, Toró de Lágrimas, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tiê, Chamego de Iná, Glorioso Santo Antônio, Kabaluerê, Teimosa e Você Abusou, embalada por Steve Wonder e um coro de milhares de pessoas no Rock in Rio 2011. Um dia imperdível!
Ao todo, o Festival “Estilo Brasil” terá, até 14 de dezembro, 13 atrações que, em formatos que vão de voos solos a parcerias, passearão por diversos gêneros: do MPB ao samba, do rap à bossa nova, flertando com o jazz, o pop rock e o hip hop. São artistas de peso como Ana Carolina, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Xamã, Stacey Kent, Danilo Caymmi, Silva, Poesia Acústica e muito mais.
Com o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio de Ourocard Visa, Banco do Brasil e Governo Federal, o projeto é realizado pelo Metrópoles e conta com a produção da Oh! Artes.
Programação:
Chico César & Geraldo Azevedo (abertura de Antônio Carlos e Jocafi)
Turnê: Violivoz
14 de novembro
Ana Carolina
Turnê: Ana canta Cássia – Estranho Seria Se Eu Não Me Apaixonasse Por Você
16 de novembro
Paulinho da Viola – 80 anos
Turnê: Quando o samba chama
23 de novembro
Stacey Kent & Danilo Caymmi cantam Tom Jobim (participação Roberto Menescal)
Turnê: Um Tom sobre Jobim
29 de novembro
Poesia Acústica & Xamã (abertura de Lourena)
30 de novembro
Silva (abertura com Anelis Assumpção)
Turnê: Encantado
7 de dezembro
Ivan Lins (abertura Joyce Moreno)
14 de dezembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções
Data: de 14 de novembro a 14 de dezembro
Ingressos: Bilheteria Digital (cliente Banco do Brasil Visa têm 60% de desconto)
Clientes têm direito a adquirir até quatro (4) entradas por CPF (em qualquer categoria)