atualizado
Genuína sonoridade nordestina, como não podia deixar de ser, norteia o show marcante de abertura do Festival “Estilo Brasil” amanhã, 14 de novembro, com a presença marcante de Chico César e Geraldo Azevedo. Raízes solidificadas ainda mais nesta noite com a presença dos baianos Antonio Carlos & Jocafi. Se você ainda não garantiu o seu ingresso, não sabe o que irá perder.
Trata-se de gerações e escolas de compositores diferentes que se afinam no palco de forma lírica, musical e ideologicamente. A apresentação no Ulysses Centro de Convenções, acredite, pela energia, cumplicidade e sintonia dos artistas envolvidos neste primeiro dia de festival será de arrepiar.
Nascido em Petrolina, Pernambuco, em 1945, Geraldo Azevedo fez parte da juventude que se encantou com a bossa nova de João Gilberto e respectivos seguidores. Tanto que é convidado para apresentar o programa “Por Falar em Bossa Nova”, compondo a música tema e vinhetas do projeto.
É nessa época que ganha de um grupo de estudantes universitários – entre eles o futuro governador do DF e atual senador Cristovam Buarque – o primeiro violão profissional.
Nos anos 60 e início dos anos 70, já tido como grande violinista, interage com a vida política do país, sendo preso e torturado. Nesse período, escreve junto com o xará Vandré, a Canção de Despedida, na época censurada, mais tarde transformada em hino de manifestações populares. Depois de escrever trilhas para a novela Gabriela (Caravana) e Sítio do Pica Pau Amarelo (Arraial dos Tucanos), grava o primeiro disco em 1976. De lá para cá, tem mesclado as raízes nordestinas com o lado romântico.
Paraibano de Catolé do Rocha, nascido em 1964, Francisco César Gonçalves, o nosso Chico César, é jornalista de formação, mas músico de talento e coração, iniciando a carreira em grupos de vanguardas como o Jaguaribe Carne e CusCuz Clã. Dono de violão único e narrativa poética encantadora, não demorou muito para conquistar seguidores, gravando o primeiro álbum, Aos Vivos, em 1995.
Ao longo da carreira, o artista, que já abraçou a política ao ocupar a presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Secretaria de Cultura da Paraíba, construiu estilo musical que faz uma fusão gostosa de reggae, baladas folks com batidas rock e influências afro.
Desde que participaram do álbum do grupo BaianaSystem, em 2019, e gravaram, recentemente, o EP Afro Funk Brasil, a dupla baiana Antonio Carlos e Jocafi caiu nas graças e ouvidos das novas gerações. Compositores de sucesso nos anos 60 e 70, os artistas oriundos da era dos festivais que embalaram grandes sucessos em trilhas de novela, forjaram um ziriguidum sonoro que é um mix de afro sambas onomatopaicos e sambas românticos suingados, azeitado com muita originalidade autoral.
“Compomos uma mistura de tudo, talvez por eu ter começado pelo candomblé e Jocafi pelo samba de roda”, tenta explicar Antonio Carlos. “Nasci em uma terra onde as crianças, na sua primeira amamentação, já tem como trilha sonora o som dos tambores Atabaques, Rum, Rum Pi, Lê”, acrescenta.
Prepare-se para shows únicos
Ao todo, o Festival “Estilo Brasil” terá, de 14 de novembro a 14 de dezembro, 13 atrações que, em formatos que vão de voos solos a parcerias, passearão por diversos gêneros: da MPB ao samba, do rap à bossa nova, flertando com o jazz, o pop rock e o hip hop. São artistas de peso como Ana Carolina, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Xamã, Stacey Kent, Danilo Caymmi, Silva, Poesia Acústica e muito mais.
Com o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio de Ourocard Visa, Banco do Brasil e Governo Federal, o projeto é realizado pelo Metrópoles e conta com a produção da Oh! Artes.
Programação:
Chico César & Geraldo Azevedo (abertura de Antônio Carlos e Jocafi)
Turnê: Violivoz
14 de novembro
Ana Carolina
Turnê: Ana canta Cássia – Estranho Seria Se Eu Não Me Apaixonasse Por Você
16 de novembro
Paulinho da Viola – 80 anos
Turnê: Quando o samba chama
23 de novembro
Stacey Kent & Danilo Caymmi cantam Tom Jobim (participação Roberto Menescal)
Turnê: Um Tom sobre Jobim
29 de novembro
Poesia Acústica & Xamã (abertura de Lourena)
30 de novembro
Silva (abertura com Anelis Assumpção)
Turnê: Encantado
7 de dezembro
Ivan Lins (abertura Joyce Moreno)
14 de dezembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções
Data: de 14 de novembro a 14 de dezembro
Ingressos: Bilheteria Digital (cliente Banco do Brasil Visa têm 60% de desconto)
Clientes têm direito a adquirir até quatro (4) entradas por CPF (em qualquer categoria)