metropoles.com

Ainda dá tempo! Chico César e Geraldo Azevedo farão lindo show amanhã

Os ícones da música brasileira se apresentam no Festival “Estilo Brasil”. Antes deles, Antonio Carlos & Jocafi prometem emocionar o público

Marcos Hermes
Fotografia colorida mostrando dois cantores em palco-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando dois cantores em palco-Metrópoles - Foto: Marcos Hermes

atualizado

Genuína sonoridade nordestina, como não podia deixar de ser, norteia o show marcante de abertura do Festival “Estilo Brasil” amanhã, 14 de novembro, com a presença marcante de Chico César e Geraldo Azevedo. Raízes solidificadas ainda mais nesta noite com a presença dos baianos Antonio Carlos & Jocafi. Se você ainda não garantiu o seu ingresso, não sabe o que irá perder.

Adquira seu ingresso

Trata-se de gerações e escolas de compositores diferentes que se afinam no palco de forma lírica, musical e ideologicamente. A apresentação no Ulysses Centro de Convenções, acredite, pela energia, cumplicidade e sintonia dos artistas envolvidos neste primeiro dia de festival será de arrepiar.

Nascido em Petrolina, Pernambuco, em 1945, Geraldo Azevedo fez parte da juventude que se encantou com a bossa nova de João Gilberto e respectivos seguidores. Tanto que é convidado para apresentar o programa “Por Falar em Bossa Nova”, compondo a música tema e vinhetas do projeto.

É nessa época que ganha de um grupo de estudantes universitários – entre eles o futuro governador do DF e atual senador Cristovam Buarque – o primeiro violão profissional.

Nos anos 60 e início dos anos 70, já tido como grande violinista, interage com a vida política do país, sendo preso e torturado. Nesse período, escreve junto com o xará Vandré, a Canção de Despedida, na época censurada, mais tarde transformada em hino de manifestações populares. Depois de escrever trilhas para a novela Gabriela (Caravana) e Sítio do Pica Pau Amarelo (Arraial dos Tucanos), grava o primeiro disco em 1976. De lá para cá, tem mesclado as raízes nordestinas com o lado romântico.

Paraibano de Catolé do Rocha, nascido em 1964, Francisco César Gonçalves, o nosso Chico César, é jornalista de formação, mas músico de talento e coração, iniciando a carreira em grupos de vanguardas como o Jaguaribe Carne e CusCuz Clã. Dono de violão único e narrativa poética encantadora, não demorou muito para conquistar seguidores, gravando o primeiro álbum, Aos Vivos, em 1995.

Ao longo da carreira, o artista, que já abraçou a política ao ocupar a presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Secretaria de Cultura da Paraíba, construiu estilo musical que faz uma fusão gostosa de reggae, baladas folks com batidas rock e influências afro.

Adquira seu ingresso

Desde que participaram do álbum do grupo BaianaSystem, em 2019, e gravaram, recentemente, o EP Afro Funk Brasil, a dupla baiana Antonio Carlos e Jocafi caiu nas graças e ouvidos das novas gerações. Compositores de sucesso nos anos 60 e 70, os artistas oriundos da era dos festivais que embalaram grandes sucessos em trilhas de novela, forjaram um ziriguidum sonoro que é um mix de afro sambas onomatopaicos e sambas românticos suingados, azeitado com muita originalidade autoral.

“Compomos uma mistura de tudo, talvez por eu ter começado pelo candomblé e Jocafi pelo samba de roda”, tenta explicar Antonio Carlos. “Nasci em uma terra onde as crianças, na sua primeira amamentação, já tem como trilha sonora o som dos tambores Atabaques, Rum, Rum Pi, Lê”, acrescenta.

Adquira seu ingresso

Prepare-se para shows únicos

Ao todo, o Festival “Estilo Brasil” terá, de 14 de novembro a 14 de dezembro, 13 atrações que, em formatos que vão de voos solos a parcerias, passearão por diversos gêneros: da MPB ao samba, do rap à bossa nova, flertando com o jazz, o pop rock e o hip hop. São artistas de peso como Ana Carolina, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Xamã, Stacey Kent, Danilo Caymmi, Silva, Poesia Acústica e muito mais.

Com o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio de Ourocard Visa, Banco do Brasil e Governo Federal, o projeto é realizado pelo Metrópoles e conta com a produção da Oh! Artes.

Adquira seu ingresso

Programação:

Chico César & Geraldo Azevedo (abertura de Antônio Carlos e Jocafi)
Turnê: Violivoz
14 de novembro

Ana Carolina
Turnê: Ana canta Cássia – Estranho Seria Se Eu Não Me Apaixonasse Por Você
16 de novembro

Paulinho da Viola – 80 anos
Turnê: Quando o samba chama
23 de novembro

Stacey Kent & Danilo Caymmi cantam Tom Jobim (participação Roberto Menescal)
Turnê: Um Tom sobre Jobim
29 de novembro

Poesia Acústica & Xamã (abertura de Lourena)
30 de novembro

Silva (abertura com Anelis Assumpção)
Turnê: Encantado
7 de dezembro

Ivan Lins (abertura Joyce Moreno)
14 de dezembro

Festival Estilo Brasil

Local: Ulysses Centro de Convenções
Data: de 14 de novembro a 14 de dezembro
Ingressos: Bilheteria Digital (cliente Banco do Brasil Visa têm 60% de desconto)
Clientes têm direito a adquirir até quatro (4) entradas por CPF (em qualquer categoria)

Adquira seu ingresso

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?