Especial Natal: Papai Noel é pop no mundo inteiro!
A comemoração do Natal como festa religiosa é restrita aos países de cultura cristã. Mas o bom velhinho tem adeptos em todo canto
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo se as festas do solstício de inverno no hemisfério norte são anteriores ao nascimento de Jesus Cristo, não há dúvida que Natal ganhou muito impulso com a comemoração adotada pela igreja católica. E, por isso mesmo, países muçulmanos ou budistas não fazem da data um ponto alto no ano.
Países europeus também mantêm a tradição de Santo Nicolau, particularmente os não católicos. Rússia, Alemanha, Aústria… Para eles, a festa maior já passou, era em 6 de dezembro. O que não impede um bis no dia 25. Afinal, ninguém é contra uma festinha em tempos frios de inverno.
Por sinal, é bom lembrar que em vários locais do mundo o ano não termina por estes dias. China, Israel e muitos países de confissão islâmica seguem calendário diferente, e até as festanças e tradições de passagem para o próximo não são em nosso dezembro de nosso 2020.
Mas o mundo globalizado encontrou na figura do Papai Noel um exportador de alegria, e o costume de troca de mimos ou presentes também acende os olhos das marcas mundiais. A corrida às lojas se popularizou bem nas capitais ao redor do mundo, e o bom velhinho e as renas tem trabalho até em Pequim ou Dubai.
Nesta quarta-feira (23/12) os Cabeças da Notícia da radio Metrópoles contam mais sobre o Natal ao redor do mundo. Em 104.1 FM em Brasília e região, e all around the world pelo aplicativo.