Bikerrepórter: Informação e agilidade sob duas rodas
No dia Internacional do ciclista o destaque é para o jornalista que uniu dois hobbies: o pedal e informação
atualizado
Compartilhar notícia
Afonso Morais ou como gosta de ser chamado Afonso Ventania, é a assinatura que leva as reportagens desse jornalista que foi pioneiro ao usar uma magrela, pra ir em busca da informação. O Bikerrepórter, iniciou seu projeto na Rádio Metrópoles em 2019 mas a história com o jornalismo e o esporte somam anos de experiência nas duas modalidades.
Comemorado em 15 de abril, o dia Internacional do Ciclista, Afonso Morais sem dúvida é um dos esportistas que não pode deixar de ser lembrado. Ainda em 1996, ele representou o Brasil no Tour de Telemark, na Noruega, e entre seus maiores desafios pedalou 20 mil km por todo Brasil em uma Campanha da Organização das Nações Unidas – ONU, no combate as drogas. Formado em Jornalismo, pela Universidade Católica de Brasília, tem na bagagem coberturas políticas no Congresso e Palácio do Planalto mas nunca deixou de lado o amor pelo esporte e o estilo de vida. Em 2003, cobriu os Jogos Panamericanos de Santo Domingo e em 2004 as Olimpíadas da Grécia.
Foram muitos anos de estrada, até que o ciclista conseguiu unir as duas coisas que ele mais ama. O projeto Bikerrepórter nasceu na Capital Federal e a Rádio Metrópoles logo apostou na ideia. Além da sustentabilidade, pedalar sob duas rodas dá mais agilidade em locais de difícil acesso, garantindo exclusividade em muitas reportagens. Tanto no programa “Cabeças da Notícia” com as informações do trânsito, como também descobrindo locais nunca explorados, além de ações solidárias que já ajudaram milhares de pessoas. A mais recente, foi em dezembro, quando o ciclista desafiou os brasilienses a doar brinquedos e roupas para crianças carentes durante 12 horas, mesmo período em que Afonso pedalou interruptamente, sem descer da bicicleta.
Em 2020, o Dia internacional do ciclista é um pouco triste: com a pandemia de coronavírus, boa parte do mundo está em isolamento social, quarentena ou lockdown completo. Em muitos países, no momento, sequer fazer um passeio de bicicleta na vizinhança está permitido. Contudo, mesmo um ciclista sem bicicleta não deixa de ter o mesmo amor pelo esporte e pelo estilo de vida, Afonso continua continua praticando um de seus hobbies em home office, “contando histórias” de pessoas que ele conheceu pedalando e atualmente realizam projetos solidários pra ajudar pessoas que estão precisando de ajuda por causa da Covid-19, a série REDE DO BEM produzida por ele está disponível aqui no site, da Rádio Metrópoles.