metropoles.com

8 de fevereiro de 1969: meteoritos caem no México. De novo

Cerca de 66 milhões de anos depois daquele meteoroide de 15 km de cumprimento que extinguiu os dinossauros, o México é palco de nova queda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução Britannica
Chuva de meteorites
1 de 1 Chuva de meteorites - Foto: Reprodução Britannica

Raio nunca atinge o mesmo lugar, diz-se. Por sinal, é fake news. São inúmeros os casos de duplo, triplo ou múltiplos impactos no exato mesmo lugar. Mas o assunto de hoje é outro. O México, por duas vezes, foi o palco de evento bem maior que trovões e raios: objetos caindo do céu.

Primeiro, um ajuste de vocabulário: existem três palavras que começam por “meteoro”, que vem do grego e quer dizer “alto no céu”. Meteoroide é um pedaço de algo ainda maior, chamado de asteroide, que fica vagando por aí. E para se transformar em meteoro, é só ele entrar na atmosfera terrestre.

Em contato com nosso céu, o meteoro se quebra, queima, e vira chuva de estrelas cadentes. Quando sobra algum pedaço que toca o chão, o nome que se dá é meteorito. No México então, há registro de dois deles. O primeiro media 15 km de cumprimento e simplesmente extinguiu a vida na terra há 66 milhões de anos.

O segundo é bem mais recente. Na madrugada de 8 de fevereiro de 1969, nos arredores da aldeia de Allende no estado de Chihuahua, uma chuva iluminou o céu, e vários pedaços caíram numa área de quilômetros quadrados. Sendo uma região rural e pouco povoada, ninguém se feriu, mas um meteorito de vários quilos foi entrado do ladinho do posto dos correios.

Até hoje é possível encontrar pequenos fragmentos no local. Mais de duas toneladas já foram recolhidas, e estima-se que o meteoro original que chegou a nossa atmosfera tinha o tamanho de um carro de passeio andando a 16 km por segundo.

O meteorito de Allende é o maior que caiu na terra e pôde ser estudado. Beneficiou de uma rede de laboratórios que estava sendo montada para outro evento previsto alguns meses depois: a chegada de pedras da lua pelo programa estadunidense Apollo.

E os pesquisadores não foram decepcionados: logo perceberam pelos componentes que o pedaço que caiu do céu era mais velho… que a própria terra! E não foram as únicas descobertas. Nesta segunda-feira (08/02) os Cabeças da Notícia da Rádio Metrópoles auscultam o meteorito de Allende entre 07H00 e 09H00. Em 104.1 FM para Brasília e região, e pelo aplicativo para o México e o resto do mundo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?