metropoles.com

7 de dezembro de 1941: o pior dia da vida de Kazuo Sakamaki

Presidente da filial da Toyota no Brasil de 1969 a 1983, o japonês só chorou em vez em público: quando teve que recordar este dia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução Wired
Peral Harbour, 1941
1 de 1 Peral Harbour, 1941 - Foto: Reprodução Wired

O filme Pearl Harbor de 2001, com seu elenco de estrelas de Hollywood e uma reconstituição milionária da base americana no Havaí foi sucesso de bilheteria, mesmo se a crítica não gostou muito do tom meloso e das imprecisões históricas.

Em poucas horas, 353 aviões japoneses bombardeiam a frota US estacionada no Pacífico, fazem 2,4 mil vítimas e lançam os Estados Unidos no conflito. Se é verdade que as relações com o Japão, que integrava uma aliança com a Alemanha e a Itália, estavam cada vez piores, o fato é que não havia ainda uma declaração oficial de guerra.

Quando então presidente americano Franklin D. Roosevelt, horas mais tarde, qualificou este 7 de dezembro como “o Dia da Infâmia”, ele provavelmente ainda não sabia que a frase ia ficar marcada na cabeça e na vida de muita gente. E não só de americanos.

A ataque japonês não foi feito só com aviões. Dez mini-submarinos ajudaram com seus torpedos. No comando de um deles, Sakamaki San. Que foi o primeiro prisioneiro de guerra dos americanos. E nunca mais ia falar deste dia em público, a não ser 50 anos depois.

Nesta segunda-feira (07/12), os Cabeças da Notícia da Rádio Metrópoles contam a história daquele que se tornaria Presidente da Toyota no Brasil nos anos 70, e nunca falava do terrível dia. Em 104.1 FM em Brasília e região, e pelo aplicativo no resto do mundo (incluindo Havaí)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?