metropoles.com

29 outubro de 1956: começa a crise que deu a brasileiros o Nobel da Paz

O presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, não engolia que o canal de Suez, em seu território, não lhe pertencia. Foi recuperá-lo.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Site batalhaodesuez.com.br
Fernando Vargas Neto com a medalha do Nobel da Paz
1 de 1 Fernando Vargas Neto com a medalha do Nobel da Paz - Foto: Site batalhaodesuez.com.br

O brasileiro no centro da foto se chama Fernando Vargas Neto. No peito, a primeira medalha a partir da esquerda, com fita azul com listra vermelha, é o Prêmio Nobel da Paz. E o ex-integrante das Forças da Paz da ONU não é o único brasileiro a poder ostentar a honraria: cerca de 6,5 mil outros também têm direito.

Como conseguiram? A história começou com um conflito iniciado oficialmente em 29 de outubro de 1956, no Canal de Suez, no Egito. No século XV, Vasco da Gama teve que contornar toda a África para encontrar o caminho da Ásia.

E todos os navegadores comerciantes seguiram a mesma perigosa e demorada rota. Até 1867, quando o primeiro navio percorreu os 164 km de cumprimento da passagem entre o Mar Vermelho e o Mediterrâneo.

Construído por operários egípcios (120 mil morreram de cólera durante os 10 anos da obra), pensado pelo francês Ferdinand de Lesseps (o mesmo que fez o canal do Panamá) e financiado por empréstimo inglês, o Canal de Suez não tardou a cair nas mãos dos ricos europeus.

Mas o dirigente nacionalista Nasser, em junho de 1956, decidiu retomar a propriedade e as operações da via marítima onde passam cerca de 50 navios por dia. Contrariamente ao hábito histórico de disputa entre eles, França e Grã Bretanha desta vez se puseram juntas. E com Israel, lançaram ataque ao Egito em 29 de outubro de 1956.

E o que o Nobel da Paz dos brasileiros têm a ver com isto?  Descubra nos Cabeças da Notícia da Rádio Metrópoles nesta quinta-feira (29/10) entre 07H00 e 09H00. FM 104.1 no DF e no Entorno ou pelo aplicativo

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?