26 de outubro de 1979: o fim de um pesadelo que matou centenas de milhões
A Metrópoles FM relembra um dos maiores sucessos da infectologia, e que deixou ensinamentos até para o combate contra o novo Coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Esta menina sorridente que ordenha uma vaca provavelmente não sabe que esta repetindo um gesto que despertou a atenção de um médico inglês, Edward Jenner, em 1775. E desencadeou uma série de conhecimentos que servem ainda hoje aos milhares de pesquisadores ao redor do mundo que procuram finalizar a vacina contra no novo coronavírus.
Em 26 de outubro de 1979, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta pela primeira vez que a varíola está erradicada. Este vírus foi uma das maiores pragas da história da humanidade. Matou mais que todos as guerras. Suas vítimas certamente do bilhão.
Mortal em 30% dos casos dos infectados, a varíola maior era super contagiosa. E quando não matava, deixava sequelas horríveis de bolhas e pústulas no corpo, atingindo crianças e adultos.
Os indígenas da América central foram contaminados pelos espanhóis quando estes chegaram no século XV. E há historiadores que lhe atribuem até a queda do Império Romano!
Mas o que este pesadelo tem a ver com nossa menina ordenhando vaca? Os Cabeças da Notícia da Radio Metrópoles vão te contar nesta segunda-feira (26/10) entre 7H e 9H. FM 104,1 em Brasília, ou pelo aplicativo