metropoles.com

20 de novembro de 1695: morre Francisco, que conhecia latim e era Zumbi

O Quilombo de Palmares era uma das maiores cidades do Brasil, rivalizando em habitantes com o Rio de Janeiro do século XVII

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Alagoas
Quilombo dos Palmares nos dias atuais
1 de 1 Quilombo dos Palmares nos dias atuais - Foto: Agência Alagoas

Zumbi dos Palmares, como toda figura histórica e essencial para a construção de uma narrativa nacional, é muito mais representativo por sua força e o que deixou de legado à história que por sua vida real. Certamente há fatos que podem destoar da lenda construída nos últimos anos de um incansável lutador contra a escravidão como sistema, o que ele não era.

E também há relatos que comprovam que sob sua direção, o quilombo de Palmares se tornou uma comunidade importante. E demais para as autoridades portuguesas que não podiam deixar crescer um conjunto de aglomerações que chegou a abrigar 20 mil pessoas por vota de 1670. Ora, o Rio de Janeiro não passava de 7 mil moradores.

Nascido livre mas escravizado aos 6 anos, batizado Francisco, chegou a servir à missa. Conhecia o latim. Foi quando não aceitou um acordo feito pelo líder do quilombo, que já existia, que se tornou o guerreiro Zumbi.

O Dia da Consciência Negra precisava de um símbolo para ser determinado, podia ter sido outro que o da morte e decapitação do comandante do maior quilombola do Brasil. Afinal, Francisco/Zumbi, brasileiro e negro, construiu em todos seus 40 anos de vida a história de seu País.

Os Cabeças da Notícia da Radio Metrópoles te convidam a reviver os tempos áureos do quilombo de Palmares, nesta sexta-feira (20/11) em 104.1 FM em Brasília e região, e para todo o mundo (incluído União dos Palmares-AL) pelo aplicativo

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?