metropoles.com

20 de janeiro de 1567: Estácio de Sá expulsa definitivamente os franceses

Foram três anos de uma missão clara: recuperar a região da Guanabara, desalojar os franceses e seus aliados e fundar uma cidade.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução internet
Mapa Guanabara 1555
1 de 1 Mapa Guanabara 1555 - Foto: Reprodução internet

Não sobra muito da tentativa dos franceses de implantar-se no Brasil. Pelo menos na baia da Guanabara. Uma ilha ainda leva o nome de Villegagnon, um protestante que tinha ambições muito além de simples conquista territorial: fundar um povo vivendo em maior harmonia com seus entendimentos dos mandamentos de Deus.

Foram poucos anos, mas após a destruição da pequena colônia, os franceses ainda ficaram na região. É que tinham se aliado a duas tribos locais, os tamoios e sobretudo os tupinambas, que os portugueses temiam bastante. Não era para menos, esses tinham costume de festejar suas vitórias com ritos de canibalismo.

A retomada do controle da região foi entregue a um jovem militar de 34 anos: Estácio de Sá. Na então capital da colônia, Salvador, ele recebe a missão de botar para fora os remanescentes da Franca Antártica, e ao mesmo tempo de fundar uma cidade naquelas bandas.

Acostando perto numa ilha que os franceses chamavam “pote de manteiga” (o atual de Pão de Açúcar, que seria aterrado e ligado ao resto da baia depois), foi fundada em 1° março de 1565 a tal cidade, levando o nome do jovem rei de Portugal, Sebastião, e de seu patrono, São Sebastião, um mártir da igreja católica que foi morto a flechadas.

Mas os homens do idioma do biquinho ainda estavam zanzando por aí, foram necessários quase dois anos para a Batalha do Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1567. Que terminou tragicamente para seu heroi. Nesta quarta-feira (20/01), os Cabeças da Notícia da Radio Metrópoles te contam o adeus dos franceses e de Estácio de Sá ao Rio de Janeiro, entre 07H00 e 09H00 no 104.1 FM em Brasília e região, e no resto mundo (em particular na Ville Merveilleuse) pelo aplicativo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?