Como o coronavírus se espalhou pelo Brasil
O Metrópoles mapeou os primeiros casos de Covid-19 no país para mostrar como o vírus altamente contagioso chegou às 27 unidades da Federação
02/05/2020 05:30
31 dez 2019
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é informada a respeito de casos de uma nova doença em Wuhan, na China. Era uma pneumonia desconhecida até então e que viria a ser conhecida como Covid-19, causada por um tipo de coronavírus. Os primeiros pacientes teriam sido expostos ao novo patógeno em um mercado de peixes.
23 JAN 2020
O primeiro diagnóstico nos EUA é noticiado – é do país norte-americano que virão parte dos casos brasileiros.
25 JAN 2020
Os primeiros três infectados na Europa são diagnosticados na França. A Alemanha confirma o primeiro caso em 28 de janeiro e a Itália, no dia 31 do mesmo mês.
09 FEV 2020
O voo com os 34 brasileiros que moravam em Wuhan, epicentro da pandemia, chega ao Brasil. Nenhum deles teve confirmação para a doença.
21 FEV 2020
A primeira pessoa carregando o vírus desembarca no Brasil em pleno Carnaval. O brasileiro de 61 anos veio de Turim, na Itália, retornando de uma viagem a trabalho, com escala em Paris no voo AF 454 da Air France. No mundo, havia 76.769 infectados e 2.247 mortes, a maioria na China. Antes do diagnóstico, no dia 26 de fevereiro, ele participou de um almoço com 30 familiares.
27 FEV 2020
O segundo infectado chega ao Brasil vindo de Milão. O país europeu já contava com 400 casos confirmados. O paciente apresenta sintomas antes de embarcar, viaja de máscara, faz isolamento social e recebe o diagnóstico de Covid-19 dois dias depois, em 29 de fevereiro.
29 FEV 2020
Ao longo de fevereiro, 1.189 voos vindos da Europa chegaram ao Brasil trazendo 300 mil pessoas. Da Itália, especificamente, foram 114 deslocamentos transportando 25,8 mil passageiros.
Início de março
- Terceiro caso é registrado em São Paulo: um colombiano de 46 anos, morador da capital paulista, que passou pela Espanha, Itália, Alemanha e Áustria.
- No Rio de Janeiro, uma mulher de 27 anos recebe o diagnóstico. Ela esteve na Itália e na Alemanha entre 9 e 23 de fevereiro.
- Uma adolescente de 13 anos, que passou por Itália e Portugal, machucou o joelho durante a viagem e foi para um hospital europeu. A escola Avenues, onde a menina estudava na capital paulista, solicitou o exame.
- Mulher capixaba de 37 anos viajou para a Itália e foi infectada.
- Feira de Santana, na Bahia, tem seu primeiro caso. Mulher de 34 anos esteve em Milão e Roma, voltou para o Brasil em 25 de fevereiro. Ela não libera a doméstica, de 42 anos, do trabalho e ela também se contamina.
04 MAR 2020
Uma mulher de 52 anos é internada em um hospital particular e depois transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) com suspeita de Covid-19, o primeiro caso do Distrito Federal. A confirmação do diagnóstico vem três dias depois. Em 26 de fevereiro, a paciente zero da capital e o marido chegaram de uma viagem na qual passaram por Inglaterra e Suíça. O homem desrespeita as medidas de segurança e precisa ser intimado pela Justiça para fazer isolamento social. Ele também é diagnosticado com coronavírus e se recusa a falar às autoridades sanitárias por onde passou e com quem teve contato.
04 MAR 2020
Segundo Robin Thompson, pesquisador da Universidade de Oxford especializado em matemática biológica, cada indivíduo contaminado com Covid-19 poderia infectar de três a cinco pessoas. Número superior a outros vírus parecidos, como o Sars.
05 MAR 2020
São confirmadas as duas primeiras transmissões locais no Brasil: a irmã e a sobrinha do primeiro caso diagnosticado no país.
A mulher encontrou com o irmão em um almoço e, em seguida, passou a doença para a filha. Na época do contato inicial, nenhum dos dois sabia que estava com Covid-19.
07 MAR 2020
Bolsonaro viaja para os EUA. O país norte-americano tem 213 casos confirmados e status de transmissão local decretado pela OMS. Além disso, o prefeito de Miami e outras autoridades americanas também contraíram a doença após os eventos.
07 MAR 2020
Da viagem, 24 pessoas terminaram infectadas pela Covid-19, entre elas o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Heleno, auxiliar próximo do presidente. As dúvidas quanto a um possível contágio do próprio presidente são levantadas, Bolsonaro faz exame, diz que deu negativo.
07 MAR 2020
Acontece o casamento da irmã da influenciadora digital Gabriela Pugliesi em Itacaré, na Bahia. Um homem, recém-chegado de Aspen, provavelmente, espalhou a doença entre os convidados. No fim do evento, 15 pessoas terminariam infectadas. Inclusive celebridades, como Fernanda Paes Leme e Preta Gil. Os noivos precisam fazer quarentena durante a lua de mel em um resort nas Maldivas. Não podiam sair e nem deixar ninguém entrar no quarto.
07 MAR 2020
Uma festa de noivado que se tornaria um foco de transmissão do coronavírus é realizada no Rio de Janeiro. O noivo é membro da antiga família real brasileira. Ao todo, 37 convidados seriam diagnosticados com a doença, desses, um morreu: Mirna Bandeira de Mello.
11 MAR 2020
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, é o primeiro a tomar medidas de isolamento social. Ele decreta a suspensão das aulas por cinco dias, além de proibir aglomerações. As medidas seriam prorrogadas três dias depois.
13 MAR 2020
A transmissão comunitária é declarada no Brasil. A partir daqui, não é mais possível rastrear a origem de todos os novos infectados. O Brasil tinha 98 casos confirmados.
17 MAR 2020
O Brasil tem a primeira morte por coronavírus. Homem de 62 anos foi internado no dia 14 de março depois de ter sentido sintomas no dia 10. Ele não tinha viajado para o exterior.
18 MAR 2020
Morre a primeira pessoa por coronavírus no Rio de Janeiro. A mulher de 63 anos era empregada doméstica e a patroa tinha chegado recentemente da Itália. A vítima foi trabalhar no domingo (15/03) e já começou a ter os sintomas no dia seguinte. Ela procurou atendimento em um hospital, mas não resistiu ao avanço da Covid-19.
19 MAR 2020
As fronteiras terrestres brasileiras são fechadas. Na América do Sul, o Brasil é o país com o maior número de contaminados, bem na frente do segundo lugar, o Chile (33 casos), que não faz fronteira com o Brasil. O terceiro lugar, a Argentina, tinha 31 diagnósticos.
20 MAR 2020
Pessoas vindo da União Europeia, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Austrália, Japão, Malásia, Coreia do Sul e China são proibidas de entrar no Brasil. Estudo apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) estimou que, até 5 de março, 54,8% dos casos brasileiros tinham sido importados da Itália. A China foi responsável por outros 9,3% das infecções e a França por 8,3%.
21 MAR 2020
O governador de São Paulo, João Doria, anuncia o início da quarentena para os 54 milhões de habitantes dos 645 municípios do estado. A medida obriga o fechamento do comércio e mantém apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança. Outros governadores também tomam medidas mais drásticas.
24 MAR 2020
A circulação de pessoas diminui significativamente no Brasil e fora dele. A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) estima que a movimentação nas estradas diminuiu 80%. As empresas aéreas, por sua vez, dizem que o seu fluxo de viagens caiu 75% para voos domésticos e 95% para os internacionais.
02 mai 2020
Até a data foram registrados:
- DIRETORA-EXECUTIVA
- Lilian Tahan
- EDITORA-EXECUTIVA
- Priscilla Borges
- EDITORA-CHEFE
- Maria Eugênia
- COORDENAÇÃO
- Olívia Meireles
- REPORTAGEM
- Lucas Marchesini
- REVISÃO
- Juliana Afioni
- EDICÃO DE ARTE
- Gui Prímola
- DESIGN
- Moisés Amaral
- MOTION DESIGN
- Tauã Medeiros
- IMAGENS
- Google Earth
- TECNOLOGIA
- Allan Rabelo
- Saulo Marques
- André Marques