O dia 27 de novembro de 2009 ficou marcado em Brasília. Após meses de robusta investigação do Ministério Público e da Polícia Federal, foram cumpridos mandados de busca e apreensão que miravam o coração do GDF. Naquela manhã, a Operação Caixa de Pandora saiu às ruas e começou a desenrolar o maior esquema de corrupção já visto na capital da República até então.

Em 10 matérias, o Metrópoles relembrou o escândalo, também chamado de Mensalão do DEM, que abalou as estruturas do GDF, da Câmara Legislativa, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Tribunal de Contas local (TCDF), implodindo a gestão José Roberto Arruda e Paulo Octávio e levando para a cadeia, pela primeira vez na história do país, um governador no exercício do mandato.

Esta série de reportagens explica por que, passada uma década, 43 réus ainda aguardam o desfecho de 24 ações penais em primeira instância e de 15 processos de improbidade administrativa. Além disso, outros três réus com condenação na Justiça Federal aguardam análise de recursos e dois foram absolvidos.

    DIRETORA EXECUTIVA
    Lilian Tahan
    EDITORA EXECUTIVA
    Priscilla Borges
    EDITORA-CHEFE
    Maria Eugênia
    COORDENAÇÃO
    Olívia Meireles
    EDIÇÃO
    Otto Valle
    REPORTAGEM
    Lilian Tahan
    Manoela Alcântara
    Otto Valle
    REVISÃO
    Viviane Novais
    EDICÃO DE FOTOGRAFIA
    Daniel Ferreira
    Michael Melo
    EDIÇÃO DE ARTE
    Gui Prímola
    DESIGN
    Gui Prímola
    Moisés Amaral
    ILUSTRAÇÃO
    Stephanie Arcas
    TECNOLOGIA
    Allan Rabelo
    Saulo Marques
    André Marques