Receita de pamonha assada e salgada, para variar o menu do arraial
Boa opção para festas juninas em casa, com menos convidados, esta receita não usa palha e é feita no forno em até uma hora
atualizado
Compartilhar notícia
Pula fogueira, iá, iá! O mês de junho está batendo à porta e com ele vêm as festas de São João. Uma das melhores formas de comemorar é, claro, com muita comida. E um dos pratos mais típicos da culinária caipira presente nas festas juninas é a pamonha.
Esta receita de pamonha salgada, criada pelo chef Melchior Neto (Bistrô 558, Santo André-SP), não precisa da palha para enrolar a massa. Além disso, é feita no forno em até uma hora. De acordo com o chef, a pamonha é ideal para acompanhar um frango assado.
PAMONHA ASSADA SALGADA
Ingredientes:
– 10 espigas de milho
– 1/2 xícara (chá) de água
– 3 colheres (sopa) de manteiga
– 1 xícara (chá) de queijo minas
– 100g de queijo parmesão ralado
– 250g de queijo muçarela ralado
– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 1 cebola média picada
– 1 dente de alho picado
– 1 punhado de salsinha
– 1 colher (chá) de sal
– Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
– Comece por remover os grãos da espiga com uma faca bem afiada. Para facilitar, escolha milhos de cor amarela clara. Descarte o sabugo.
– Após retirar os grãos, coloque-os no liquidificador com 1/2 xícara de água e bata até obter uma massa homogênea. Reserve a massa em uma bacia.
– Em uma panela, refogue a cebola e o alho picados na manteiga. Desligue o fogo e coloque o refogado no recipiente do milho junto com o queijos minas, parmesão ralado, a salsa e o bicarbonato.
– Misture bem até obter uma massa uniforme.
– Coloque a mistura em um refratário, cubra com a muçarela e leve ao forno a 180ºC por 45 minutos.
– Quando gratinar, a pamonha assada salgada está pronta. Deixe esfriar um pouco e sirva.
Dica: Use o palito para conferir o ponto do assado, que pode se estender até 60 minutos a depender da potência do forno.
*Fonte: Bistrô 558