metropoles.com

Maíra Hanashiro ministra oficina gratuita de kombucha e probióticos

A aula, que ensinará como produzir o “refrigerante natural”, acontecerá durante a próxima edição do Mercadinho do Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Ayub/Divulgação
Kombucha 5 – Foto Bruno Ayub
1 de 1 Kombucha 5 – Foto Bruno Ayub - Foto: Bruno Ayub/Divulgação

Em fevereiro, o Mercadinho do Brasília completa dois anos. Para comemorar, foi preparada uma edição especial que terá, entre outras coisas, um workshop de kombucha, com Maíra Hanashiro;  A feirinha acontece das 9h às 15h, na área externa do Brasília Shopping (em frente à W3 Norte). A oficina de Maíra começa somente às 14h.

A produção do kombucha é trabalhosa. Mas, como só requer tempo uma vez por semana, vale a pena, de acordo com Maíra. “É só fazer um chá e deixar fermentando. O mais trabalhoso é a saborização. Na segunda fermentação, ele fica gaseificado, saborizado, lembra um refresco ou refrigerante.”

História milenar
O nome pode até parecer diferentão, mas o chá milenar (de origem desconhecida) com diversas propriedades nutritivas está ganhando cada dia mais adeptos no Brasil. O kombucha é uma bebida artesanal levemente gaseificada que surge da fermentação do chá – preto, verde ou mate — adoçado com açúcar.

Os probióticos e fermentados em geral estão ficando famosos no Brasil. Nos últimos anos, os nutricionistas começaram a receitar os probióticos da farmácia, por conta dos benefícios à saúde

Maíra Hanashiro, especialista em fermentação e cozinha macrobiótica

Com o tempo, as pessoas foram redescobrindo o valor da fermentação natural. “Um exemplo disso é o levain, fermento natural para os pães.”, lembra Maíra. segundo ela, o kombucha tem o poder de nivelar a quantidade de bactérias boas no intestino, “então, é mais um meio do que um fim para a saúde”.

Bruno Ayub/Divulgação

Mil e uma utilidades
A bebida regula todo o processo digestivo, tem efeitos positivos no cérebro, ajuda no controle dos sintomas do autismo e no tratamento de depressão. Porém, a especialista faz uma ressalva:

É importante que ele não seja vendido como um superalimento. Isso não existe. Tudo é uma questão de hábito

Maíra Hanashiro

A inspiração e o conhecimento de Maíra Hanashiro se devem, em parte, a sua mãe, Vera Viana, chef de cozinha de alimentação vitalícia. “Ela me criou na alimentação macrobiótica e conta que ficou apreensiva ao me levar à primeira festinha infantil”.

Vera imaginava que a filha ficaria enlouquecida pelos salgadinhos e docinhos “irresistíveis”. “Ao chegar no aniversário, olhei para a mesa de quitutes e falei: mamãe, que festa sem graça… Não tem agrião!”, recorda.

Além do workshop de kombucha, a próxima edição do Mercadinho do Brasília terá aula de ioga com o Coletivo Namaste (às 9h) e bate-papo com a nutricionista Gabriela Kapim, apresentadora do “Socorro! Meu Filho Come Mal”, do GNT (11h);

Oficina de Kombucha e Probióticos
Dia 11/2 (sábado), às 14h. No Brasília Shopping (W3 Norte). Atividade gratuita, durante o Mercadinho Brasília (que ocorre das 9h às 15h). Inscrição no local, antes do início da aula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?