Frigideiras: conheça 10 tipos diferentes e suas utilidades
Existem opções específicas para saltear, fazer ovos, paella e macarrão oriental
atualizado
Compartilhar notícia
De início, frigideiras podem parecer iguais. Com base reta, semelhante a um prato, bordas curvas e baixas, o utensílio é ideal para fritar e grelhar alimentos. Existe uma grande variedade de modelos que facilitam os preparos na cozinha se utilizados corretamente.
As opções são muitas: sem tampa, quadrada, redonda, rasa, funda, revestida em material antiaderente ou cerâmico, além das fabricadas inteiramente em aço inox.
Os modelos coringas e tradicionais, que servem para cozinhar diferentes alimentos, são sempre válidos. Porém, duram mais se, nos dias de pratos especiais – como bistecas grelhadas, fritadas, yakisoba e massas orientais – o uso for alternado com o de outras frigideiras.
Conheça abaixo 10 tipos e suas funções:
Omeleteira: Com uma frigideira tampando a outra, os ovos crescem sem precisar de fermento e fica fácil de virá-los. Inclua os recheios de sua preferência e você terá discos dourados por inteiro e bem fofinhos.
Ovo poché: A frigideira para ovo poché facilita o preparo dessa técnica gastronômica. Com a divisória, é possível deixar água fervente na base da panela e quebrar o ovo na divisória, cozinhando-o lentamente no vapor.
Tradicionais: Os modelos mais conhecidos se diferenciam pela qualidade do material de fabricação. Se a intenção é cozinhar sem óleo, invista naqueles de revestimento interno antiaderente. Se deseja obter uma crosta dourada no filé, aposte em aço inox, cerâmica ou ferro.
Panquequeira: Um pouco mais rasa que a omeleteira, a panquequeira não tem tampa e aumenta a superfície de contato da massa com a base.
Bistequeira: É adequada para o cozimento de filés, bifes e bistecas de carnes bovinas, frango, porco ou peixe. Permite que os pedaços de carne sejam distribuídos igualmente. As ranhuras garantem o aspecto de grelha.
Wok: A frigideira oriental wok é muito utilizada para pratos como o yakisoba ou o pad thai. Nela, é possível fritar carnes e legumes em óleo, já que tem profundidade, ou cozinhar os ingredientes, se a tampa for usada.
Wok chef: Essa versão especial, elétrica, é feita de aço inox e conta com um sistema de aquecimento potente. Sua base é desmontável, pode ser levada à lava-louças e o revestimento interno é antiaderente. Ideal para refogar, fritar e cozinhar a vapor.
Paellera: Especial para preparar paella, prato típico espanhol. Mesmo que tenha sido desenvolvida para esse prato, não se limita a ele. Por conta do tamanho, dá conta de cozinhar massas e carnes.
Minifrigideira: As panelinhas com até 14cm de diâmetro foram pensadas para preparar ovos fritos e minipanquecas ou tapiocas. O tamanho reduzido garante um cozimento uniforme.
Com tampa: Frigideiras com tampa são panelas multiuso. Com superfície um pouco mais funda, servem muito bem para grelhados e pequenos ensopados.
Para saltear: Saltear alimentos sem sujar o fogão é sempre um desafio. Para descomplicar na cozinha, a Tramontina lançou uma frigideira feita especialmente com essa finalidade. A curvatura mantém todos os ingredientes dentro da panela.