metropoles.com

Cozinha de Solteiro: André Pionteke ensina os segredos do Kimchi

O fermentado pode ser considerado uma receita de família, afinal, cada uma tem um jeito diferente de fazer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Foster / Metrópoles
DSC02768
1 de 1 DSC02768 - Foto: Gabriel Foster / Metrópoles

Durante sua temporada na TV, André Pionteke se destacou por seu conhecimento em cozinha oriental e fermentados, por isso o convidei para nos ensinar um dos mais tradicionais pratos desse universo: o Kimchi. Trata-se de uma conserva com sabores fortes e penetrantes, que, na maioria das vezes, é muito picante. Surgiu como grande parte das conservas populares, era uma forma de preservar os alimentos durante invernos rigorosos. Com o passar do tempo, tornou-se um produto elaborado e cheio de variações.

No Brasil, a iguaria coreana com sabores complexos tem se tornado cada vez mais presente e pode ser encontrada até mesmo em mercados não especializados em culinária oriental. Uma forma interessante de adicionar o Kimchi às suas receitas é preparar a conserva em casa, pois é possível adequar o nível de pimenta ao seu paladar e adicionar ingredientes de sua preferência.

Ingredientes para salmoura:

-1 xícaras de sal marinho
-1 acelgas de tamanho grande, cortadas em quatro partes
-7 xícaras de água em temperatura ambiente

Ingredientes para a pasta Kimchi:

– 1 xícara de água
– meia folha grande de alga seca Kombu
– 1 shitake seco
– 1/4 xícara de farinha de arroz
– 1/4 xícara nampla (fermentado líquido de peixe)
– 1 colheres de sopa de camarão salgado coreano (Saewoo-Jeot. Você pode substituir por pasta de camarão fermentada tailandesa)
– 1 colher de sopa de sal marinho
– 8 dentes de alho
– 1 pedaço de 6 cm de gengibre
– ½ cebola grande
– 1 maçã sem o miolo e sementes
– 3 pimentas vermelhas
– 1 xícara de Gochugaru (flocos de pimenta vermelha coreana)
– meio nabo de tamanho médio cortado em julienne
– meia cebolinha

Opcionais:

Pode ser adicionados outros vegetais de sua preferência, como por exemplo: nirá, cenoura ou alho-poró

Modo de preparo:

Corte a acelga em quatro partes iguais, lave as folhas, passe sal entre elas e reserve em um pote grande com a água e o sal por pelo menos seis horas. O ponto correto da folha é quando ela não quebra mais ao ser dobrada.

Para a pasta, coloque em uma panela a água, a alga kombu e o shitake seco. Quando ferver, reduza a temperatura e deixe cinco minutos em fogo baixo. Retire a alga e o cogumelo, dilua a farinha de arroz em um pouco de água e acrescente ao caldo, mexendo sem parar até formar um mingau, desligue o fogo e deixe esfriar. Despeje a mistura fria no liquidificador e acrescente o molho de peixe, a sopa de camarão, sal, pimentão vermelho, alho, gengibre, cebola e a maçã. Bata todos os ingredientes até virar uma pasta homogênea e, por fim, junte os flocos de pimenta coreana. Acrescente à mistura o nabo, cebolinha e demais vegetais de sua escolha.

Enxágue com água a acelga para retirar todo o excesso de sal e deixe escorrer. Esfregue a pasta em todas as folhas e as enrole – utilize luvas descartáveis no processo.

Após espalhar o tempero em toda a acelga, acomode as “trouxinhas” em potes de vidro, preenchendo quase todo o espaço. Deixar em temperatura ambiente durante um dia e depois conservar na geladeira. Consumir a partir de dois dias após o preparo.

Prepare essa delícia, não esqueçam de compartilhar no Stories e marcar o Instagram de @metropolesdf@andre.rochadel e @andre.pionteke para vermos os resultados. Boa merenda!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?