Coxinha de jaca é opção vegana para salgado tradicional. Veja receita
A característica fibrosa da fruta substitui a carne do frango e, por ser usada ainda verde, o sabor pode ser facilmente alterado
atualizado
Compartilhar notícia
A coxinha é um salgadinho especialmente brasileiro que nunca sai de moda. A receita sempre é reinventada e as diversas variações fazem sucesso entre os paladares. Para os veganos, a dica é a coxinha de jaca. Ela é preparada com jaca verde, e por isso não tem o cheiro e o sabor forte da fruta — que absorve os temperos e se parece com as fibras do frango. A receita, que faz parte do livro “Receitinhas Para Você: A Culinária Vegana”, recém-lançado pela Sesi-SP Editora, é desenvolvida pelo ativista e fundador do Vegan & Co, Roberto Juliano.
Ingredientes:
Para a massa
3 xícaras de água
1 dente de alho amassado
Salsinha picada a gosto
1/2 xícara de azeite
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de batata amassada
Sal marinho a gosto
Farinha de trigo e farinha de rosca para empanar
Óleo vegetal para fritar
Para o recheio
1 jaca verde
1 dente de alho triturado
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
Um punhado de cheiro-verde
Curry a gosto
Modo de preparo:
– Leve ao fogo a água com o alho, a salsinha, o azeite e o sal até ferver. Quando estiver em ebulição, despeje a farinha toda de uma só vez e mexa vigorosamente até incorporar e se tornar uma massa bem lisa. Acrescente a batata e misture bem a massa. Deixe esfriar.
– Prepare o recheio: cozinhe a jaca em fatias grandes na panela de pressão até ficar bem macia. Retire a casca e as sementes, e desfie. Em uma frigideira grande, faça um refogado com o alho, a cebola e o azeite. Acrescente a jaca, o cheiro-verde e o curry, e refogue mais um pouco. Espere esfriar.
– Para fazer a coxinha, molde uma bola com a massa e abra em disco na palma da mão.
– Coloque uma colherada de recheio, feche e modele a coxinha. Faça uma mistura de farinha de trigo com água e passe ligeiramente a coxinha nessa mistura e depois na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente, em imersão completa, até dourar.
Dica: Mexer com jaca verde é um pouco complicado. Unte com óleo as mãos, as facas e todos os utensílios que for utilizar.