metropoles.com

Canjica branca e amarela não são a mesma coisa. Conheça as diferenças

As duas variações de milho podem ser utilizadas na preparação de canjicas, mas podem levar nomes diferentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
canjica
1 de 1 canjica - Foto: IStock

A canjica é um prato tipicamente brasileiro e tipicamente caipira. Versátil, ela é feita de grãos de milho que podem ser combinados com canela, milho verde, paçoca, cravo, coco etc. Por ser quentinho e mais liquefeito, ele lembra um creme ou sopa, e é a cara do inverno.

Porém, a canjica é alvo de muitas dúvidas. Isso porque ela pode ser branca ou amarela. E elas não são iguais. Na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. Já no Nordeste, há o mungunzá. O mungunzá é a preparação com milho branco, e a chamada canjica é amarela, bem semelhante ao curau, que é um termo pouco utilizado pelos nordestinos.

iStock
O termo canjica é oriundo do quimbundo kanjika. A língua angolana é utilizada pelos ambundos, e tem mais de 3 milhões de falantes

 

Apesar de um pouco confuso, é fácil diferenciar, pois os usos são um pouco diferentes:

Milho branco: De espigas longas e finas, o milho branco é utilizado principalmente para fazer a canjica e o mungunzá. O mungunzá, nordestino, é preparado de forma específica: sempre com leite de coco. O leite condensado é adicional. Já a canjica pode ser feita com canela, quente ou gelada, com leite de vaca, e permite mais brincadeiras na cozinha.

Milho amarelo: O amarelo, para a maior parte do Brasil, pode também ser utilizado na preparação da canjica. Porém, seu uso é mais disseminado para o preparo de bolos e tortas, uma vez que o sabor é mais marcante.

Confira uma receita com canjica de milho branco (ou mungunzá), do Café do Sítio em parceria com o chef Rodrigo Almeida.

3 imagens
1 de 3

“Decidi criar uma receita gourmet, fácil e bem acessível. Vale a pena experimentar, o café dá um gostinho todo especial. Uma receita perfeita para um lanche ou sobremesa bem quentinha que combina demais com esta época do ano, ou com qualquer outra”, explica o chef

Victoria Fernandes/Divulgação
2 de 3

3 de 3

Para os amantes de milho amarelo não ficarem de fora, veja uma receita de canjica que pode ser feita também com a variação do grão:

3 imagens
1 de 3

Reprodução/Tijuca Alimentos
2 de 3

3 de 3

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?