metropoles.com

Câmara derruba exigência de selo SIF para queijos Serra da Canastra

Tarja demora cerca de dois anos para ser emitida pelo Ministério da Agricultura, o que burocratiza a comercialização dos produtos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Expedição Serra da Canastra – Brasília(DF), 06/09/2017
1 de 1 Expedição Serra da Canastra – Brasília(DF), 06/09/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (20/3), o Projeto de Lei nº 3.859/15, que permite a comercialização interestadual de produtos artesanais de origem animal, como queijos e embutidos, incluindo o queijo da Serra da Canastra. A matéria segue para apreciação no Senado.

O texto, do deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES), derruba a exigência do selo Serviço de Inspeção Federal (SIF) para a comercialização dos artesanais, e o simplifica um outro, que é único, denominado ARTE.

Bom para o produtor, bom para o consumidor
A tarja SIF demora cerca de dois anos para ser emitida pelo Ministério da Agricultura, o que burocratizava a comercialização dos produtos. Desde 13 de março de 2012, o queijo da Serra da Canastra é reconhecido com indicação de procedência pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Agora, a promessa é que o método de controle seja descentralizado e mais ágil.

Divulgação

A história dos problemas com o queijo se popularizou no Rock in Rio de 2017, quando a premiada chef Roberta Sudbrack abandonou o evento após a vigilância sanitária interditar seu estande, na praça gastronômica, e decretar que queijos e linguiças artesanais estavam fora do padrão de qualidade exigido.

A inspeção jogou fora cerca de 160 quilos de alimentos, que, segundo a chef, estavam dentro do prazo de validade. O problema apontado pela vigilância era justamente a ausência do selo INF. Roberta desabafou nas redes sociais, e o post teve mais de 90 mil compartilhamentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?