Batata-doce: 5 receitas deliciosas para manter o foco na dieta
Algumas formas diferentes de preparar a queridinha dos nutricionistas pode mudar sua visão sobre o tubérculo
atualizado
Compartilhar notícia
“Frango com batata-doce” é tão consumido pelos seguidores da onda fitness que deveria ser escrito com hífen. Esse tubérculo de índice glicêmico baixo é uma excelente opção de carboidrato para quem quer ganhar massa muscular, porém, a falta de variedade de preparos pode jogar contra a dieta.
O segredo é variar. Por isso, reunimos algumas receitas simples para dar um novo gás ao seu projeto verão:Batata-doce ao forno:
Ingredientes:
– 500g de batata-doce em rodelas
– 5 dentes de alho sem casca
– 6 ramos de tomilho
– azeite
– sal e pimenta
Preparo:
Deixe o forno em fogo alto, abra uma folha de papel alumínio sobre uma travessa, unte a folha com azeite, cubra com as rodelas de batata-doce. Tempere com sal e pimenta, distribua os dentes de alho e os ramos de tomilho sobre a raiz e regue novamente com azeite. Feche a folha de alumínio dobrando bem as pontas, de forma a fazer um envelope. Leve para assar. Em cerca de 10 minutos, será possível ouvir um som de chiado das batatas, abaixe o fogo para médio e deixe por mais 40 a 50 minutos.
Chips de batata-doce assada:
Ingredientes:
– Batata-doce em finas lâminas compridas
– sal
– pimenta
– páprica picante
– azeite de oliva
Preparo:
Pegue uma travessa e cubra o fundo com uma folha de papel manteiga. Sobre ele, posicione separadas as lâminas de batata-doce, passe um fio de azeite, tempere com um pouco de sal e pimenta. Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até que esteja crocante. Polvilhe com páprica picante.
Purê rústico de batata-doce:
Ingredientes:
– 500g de batata-doce
– 1 colher de chá de alecrim fresco picado finamente
– 1 colher de sopa de tomilho fresco picado finamente
– 1 colher de sopa de manjericão fresco picado finamente
– sal e pimenta a gosto
– azeite de oliva
Preparo:
Cozinhe a batata-doce em água fervente com azeite até que esteja macia, retire e reserve até esfriar. Enrole em um papel filme e esmague com as mãos até que forme uma especie de purê empelotado. Em uma frigideira antiaderente quente, coloque um fio de azeite e as ervas, mexa até que elas liberem seu aroma. Adicione a batata doce amassada e misture bem, tempere com sal e pimenta.
Batata-doce dourada:
Ingredientes:
– 2 batatas-doces grandes cortadas em canoas
– 2 ramos de alecrim
– sal grosso
– pimenta do reino moída
– azeite de oliva
Preparo:
Deixe o forno em fogo alto e disponha as batatas-doces na travessa. Passe um fio de azeite sobre elas, tempere com sal grosso, pimenta do reino e o alecrim desfolhado. Cubra com papel alumínio. Depois de 30 minutos, retire o alumínio, coloque mais um fio de azeite, deixe que doure.
Cubos de batata-doce com shimeji:
Ingredientes:
– 500g de batata-doce em cubos
– 200g de shimeji
– uma colher de sopa de tomilho fresco finamente picado
– 3 dentes de alho finamente picados
– sal e pimenta do reino
– azeite de oliva
Preparo:
Cozinhe os cubos de batata-doce em água fervente com azeite até que estejam macios, escorra e reserve. Em uma frigideira bem quente, coloque um fio de azeite e salteie os shimejis sem o talo fibroso. Só adicionar o sal depois que estiverem dourados. Acrescente alho e tomilho picados até que subam os aromas. Por último, coloque a batata-doce em cubos já cozida. Tempere com sal e pimenta- do-reino.